Supremo legitima declaração que permite demolição do prédio Coutinho em Viana

Decisão faz jurisprudência e permite a posse administrativa imediata de todas as fracções do edifício de 13 andares que dará lugar ao novo mercado municipal da cidade.

Foto
Demolição do prédio Coutinho está em tribunal Nelson Garrido

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou, esta quinta-feira, em reunião ordinária do executivo municipal, que o Supremo Tribunal Administrativo (STA) deu razão à VianaPolis, sociedade gestora do programa da cidade, em duas das quatro acções principais que corriam nos tribunais intentadas pelos moradores do edifício que requeriam a nulidade da Declaração de Utilidade Pública (DUP).

Segundo o socialista José Maria Costa esta decisão faz jurisprudência e permitirá à VianaPolis tomar a posse administrativa imediata de todas as fracções, ainda propriedade dos moradores, possibilitando a sua demolição e a construção do novo mercado municipal previsto no Plano de Pormenor do Centro Histórico aprovado em Janeiro de 2002.

A DUP foi publicada em Diário da República em Agosto de 2005 e requeria, com carácter de urgência, a expropriação com vista à demolição do prédio situado no coração da cidade. A legalidade desta DUP era contestada judicialmente pelos habitantes do prédio desde 2006, o que fez arrastar este processo na justiça durante os últimos oito anos, passando pelas várias instâncias. Nesta altura, segundo números da VianaPolis, das 105 fracções que constituem o edifício, 47 foram já adquiridas por acordo, 16 pela via litigiosa, encontrando-se suspensas 42 fracções que agora, com a decisão do STA, podem ser objecto de posse administrativa e consequente demolição.

Esta quinta-feira José Maria Costa anunciou que o processo iniciado há 14 anos vai ser retomado de imediato e que já reuniu com o secretário de Estado do Ambiente para trabalhar nas indemnizações e custos necessários à concretização da intervenção.

Recorde-se que o município já tinha anunciado em Novembro passado que a demolição do edifício de 13 andares e a construção, no mesmo local, do novo mercado municipal estava incluída no Plano de Actividades para este ano.

O autarca admitiu na altura que a construção do novo mercado poderia arrancar em 2015. Adiantou também que a autarquia vai avançar com uma candidatura aos fundos do próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Inicialmente o valor estimado de construção do equipamento rondava os cinco milhões de euros mas, José Maria Costa adiantou que o projecto irá ser reavaliado. O objectivo será a redução deste valor para os cerca de quatro milhões de euros.

O novo equipamento “irá incluir uma memória do antigo mercado, bem como um novo edifício com espaços funcionais privilegiando as actividades económicas complementares, nomeadamente café, posto de turismo e de artesanato local, lojas gourmet, espaço para jovens artesãos e uma ala central para feiras e mostras de produtos agrícolas e regionais”.


A sociedade VianaPolis é detida a 60% pelos ministérios do Ambiente e das Finanças e 40% pela Câmara de Viana do Castelo. O programa de reabilitação urbana foi apresentado em Junho de 2000, era António Guterres Primeiro-Ministro e José Sócrates o secretário de Estado que tutelava as sociedades Polis.

 

Sugerir correcção
Comentar