“Sunset” à beira-rio em aldeia mística no concelho de Vinhais

A herança céltica que a aldeia de Cidães reclama será também mote para a festa.

Foto
Os peixes estão a aparecer mortos na zona de Vinhais Paulo Pimenta

A pequena aldeia de Cidões, concelho de Vinhais, no interior transmontano, decidiu importar o conceito das festas ao por do sol junto ao mar para a beira-rio e está a convidar para uma “Sunset River`s Party”, no sábado, num ambiente completamente rural.

Com o mar longe do horizonte, a mais de 200 quilómetros, Cidões aposta nas águas frescas do rio Tuela para alargar ao Verão as festividades que a tornaram conhecida como “aldeia mística” no inverno, nomeadamente a Festa da Cabra e do Canhoto, uma espécie de Halloween transmontano associado a rituais celtas.

A herança céltica que reclama será também mote para a festa deste sábado, como explicou à Lusa Maria João Pereira, da Associação Raízes de Cidões, que organiza o evento em colaboração com a Junta de Freguesia de Vila de Peregrinos e a Câmara de Vinhais.

Esta associação tem apostado em revitalizar a pequena aldeia, recuperando antigas tradições em eventos que atraem centenas de forasteiros à localidade, que tem apenas cerca de 20 habitantes permanentes.

A ideia da festa “sunset” é atrair agora um público mais jovem, juntando a modernidade deste conceito às tradições celtas num evento com começa às 17:00 e que inclui espectáculo de danças celtas e música com os DJ Fernando Alvim, Roman, Ourik, F Garcia e António Braun.

Em vários locais da festa, bailarinos “vão garantir que ninguém ficará parado”, enquanto a animação terá, ainda, cuspidores de fogo, fogo-de-artifício e pinturas faciais para os participantes se apresentarem a rigor.

“O local é paradísico e muito fresco, como se quer no Verão, mas a noite promete ser quente”, garantem os promotores, afiançando que “não vai faltar comida nem bebida e várias actividades de lazer para que esta experiência na Praia Fluvial de Armoniz seja completa”.

Do programa da festa consta ainda um show erótico e as entradas custam um euro.

Sugerir correcção
Comentar