Sofia Pais, a autarca mais jovem do país, quer esticar orçamento com patrocínios

Aluna de 16 foi eleita com os votos dos colegas. Durante um ano, tentará pôr de pé algumas das suas ideias.

Foto

Sofia Pais tem 16 anos, frequenta o 11.º ano de Economia na secundária de Santa Maria da Feira, e foi eleita a mais jovem autarca do país no projecto Jovem Autarca, criado pela câmara local para promover a participação dos feirenses mais novos nas políticas de juventude e envolvê-los nos processos de decisão.

Esta quarta-feira, Sofia tem a primeira reunião de trabalho no salão nobre do edifício camarário às três da tarde. As boas-vindas serão dadas pelo próprio presidente da autarquia, Emídio Sousa.

Sofia tem um mandato de um ano e um orçamento de dez mil euros para gerir. “É muito pouco, mas estamos cá para arranjar soluções e iremos pedir patrocínios às empresas”, adianta ao PÚBLICO. A aluna de 16 anos quer seguir Economia quando acabar o secundário e, por isso, faz contas para tentar esticar a verba que sairá do erário público.

Em relação a projectos, a autarca tem várias ideias na cabeça. “Queremos criar bolsas de estudo para os bons alunos e para os mais carenciados. No Verão, podemos criar um projecto com voluntários durante duas semanas para, por exemplo, pintar paredes e limpar algumas zonas”, revela.

Criar concursos de talentos também é uma possibilidade, mas Sofia quer, em primeiro lugar, escutar os companheiros desta jornada. “Vou ouvir os meus colegas, temos de analisar vários assuntos e ver quais as propostas que são viáveis”, diz. A seu lado tem Tiago Belinha de 15 anos, como primeiro vereador e com poderes de representação, e Rafaela Silva de 14 anos, como segunda vereadora e terceira mais votada na eleição que registou uma participação de 57,2% – dos 6726 alunos eleitores, votaram 3682 em nove escolas básicas de 2.º e 3.º ciclos e secundárias do concelho.

Sofia Pais ganhou a eleição na estreia do Jovem Autarca com 424 votos. Tomou posse na sexta-feira, antes da reunião da assembleia municipal, e avisou que este seria apenas “o início de um grande desafio”. “Somos capazes. Vamos fazer da Feira o melhor concelho do mundo”, avisou. A jovem autarca assume a ambição. “Sei que é uma grande responsabilidade. Sou apaixonada pela Feira, tenho muita força de vontade, e quero que o concelho seja, de facto, o melhor do mundo”.

Na tomada de posse, Sofia recebeu um testemunho onde irá registar a sua experiência de um ano como autarca e que será entregue ao próximo jovem que vencer as eleições na segunda edição do projecto, que segue os mesmos procedimentos das eleições autárquicas ou legislativas. Os alunos têm de apresentar a sua candidatura, elaborar o manifesto eleitoral, fazer campanha, distribuir propaganda, participar em debates.

No ano de estreia, o Jovem Autarca atingiu o número máximo de candidatos, ou seja, 21 alunos, 12 raparigas e nove rapazes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos.

O presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa, realça a participação dos alunos do secundário. “É uma fornada extraordinária de feirenses. Fiquei surpreendido com a capacidade e a qualidade dos nossos jovens”, referiu no dia da tomada de posse. “Hoje está muito na moda dizer mal dos políticos, confunde-se a árvore com a floresta. A actividade política é uma actividade nobre e os jovens não devem ter medo de se meterem na política”, acrescentou.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários