Sines promove semana da educação artística com actividades no Centro de Artes

A Semana da Educação Artística foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2012.

O Centro de Artes de Sines promove, a partir de sábado, a semana da educação artística, com uma dezena de actividades em áreas como a música, o teatro e a dança, para públicos de todas as idades.

As actividades terão lugar, até dia 26 deste mês, nos diferentes espaços do Centro de Artes, sendo destinadas preferencialmente a profissionais da área da educação, mas extensíveis a todos os interessados, divulgou a Câmara Municipal de Sines em comunicado enviado esta quarta-feira à Lusa.

A iniciativa arranca no sábado, com duas sessões, às 11h30 e às 14h30, sobre a Pedagogia Waldorf, da responsabilidade da associação PerCurso Waldorf, para quem pretende "encontrar novas formas de educação que respeitem as etapas de desenvolvimento da criança".

Na segunda-feira, às 10h30, é realizado um ateliê de hora e meia com o artista plástico Ricardo Pistola, destinado a alunos do terceiro ano, no âmbito da exposição sobre a Viarco patente no Centro de Artes de Sines.

No mesmo dia, é apresentado o projecto Color add - Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos, por Miguel Neiva, sendo uma das sessões às 11h00 para alunos a partir do quinto ano e a outra às 15h30 para o público em geral.

Catarina Lobo, da Fundação Calouste Gulbenkian, é protagonista de uma conversa, no dia 20, pelas 14h30, com vista à partilha de "conhecimentos, estratégias e experiências da mediação cultural".

A musicoterapia é a proposta para dia 21, numa sessão, a cargo de Rita Barão, que alia as componentes prática e teórica sobre a utilização da música e dos seus elementos para "potenciar a melhor qualidade de vida dos indivíduos". A iniciativa prossegue, no dia 22, com duas sessões distintas, às 10h30 e às 14h30, sobre a importância da dança criativa na educação, que terão uma componente prática.

No dia 23, serão realizados dois ateliês de teatro, às 10h00 e às 14h30, ministrados por Mário Primo, director da Mostra Internacional de Teatro de Santo André, que acontece anualmente por esta altura.

O espectáculo de promoção da leitura para bebés, "Afinal o Caracol", com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões, é apresentado às crianças do ensino pré-escolar, entre os três e os quatros anos, no dia 26, pelas 11h00.

Às 14h30 do mesmo dia, os alunos a partir do sétimo ano podem assistir ao espectáculo "Quem quer ser Saramago", cuja intenção é "facilitar ao público uma entrada nos livros de José Saramago".

Durante esse dia, entre as 10:00 e as 20:00, é possível visualizar a curta-metragem "Unidade de Produção", que reflecte "o entendimento e o posicionamento" dos alunos com deficiências e necessidades educativas especiais do concelho sobre o mundo que os rodeia.

A Semana da Educação Artística foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2012. 

Sugerir correcção
Comentar