Sede da junta do centro histórico do Porto muda-se e liberta espaço para PSP

Obras de adaptação da nova sede já começaram e deverão demorar 30 dias.

Foto
A CDU já tinha questionado também a cedência da sede da Junta de Cedofeita para esquadra da PSP Manuel Roberto

A sede da junta das freguesias do Centro Histórico, Porto, vai mudar-se para a Rua Oliveira Monteiro para libertar as actuais instalações, que vão acolher a futura esquadra de Cedofeita, revelou o presidente daquele órgão autárquico.

Em declarações à Lusa, António Fonseca adiantou que “já começaram as obras” de adaptação da nova sede, situada nas proximidades das escadas de acesso à escola Carolina Michaelis, também na zona de Cedofeita, a cerca de “100 metros” do edifício actual, e que a empreitada tem o prazo de “30 dias”.

Após a conclusão das obras, ocorrerá a transferência dos serviços e do centro de convívio da junta e liberta-se o espaço da praça Pedro Nunes para a PSP, de acordo com o protocolo assinado em Maio com o Ministério da Administração Interna (MAI).

“A nova junta vai ficar em Cedofeita. Achámos que a população de Cedofeita não devia ficar penalizada. Já foi aprovado em Assembleia de Freguesia”, frisou o presidente da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (vulgarmente denominada como do Centro Histórico).

António Fonseca assegura que a nova sede, que vai ocupar o primeiro piso de um edifício da rua Oliveira Monteiro, manterá os serviços da actual.

A Câmara do Porto revelou em Maio à Lusa que a nova esquadra da PSP de Cedofeita, encerrada no fim de 2013, iria ocupar a sede da junta de freguesia, no largo Pedro Nunes.

De acordo com fonte camarária, o imóvel situado junto à Escola Secundária Rodrigues de Freitas e ao Conservatório de Música do Porto, foi um dos que o presidente da autarquia, Rui Moreira, apresentara em Novembro à PSP e ao Ministério da Administração Interna (MAI) para resolver o encerramento da esquadra da rua de Cedofeita.

A mesma fonte esclareceu que o uso daquele imóvel permitia resolver “vários problemas”, citando o financiamento da junta [de Cedofeita, entretanto integrada na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso e Centro Histórico], que receberá uma renda pela ocupação do edifício, de património, porque o edifício precisa de obras urgentes, e de segurança”.

Entretanto, António Fonseca revelou que a União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória assina na terça-feira quatro protocolos com várias associações do sector social.

“São os primeiros de muitos. Pretendemos fazer muito mais, formalizando protocolos com todas as associações que desenvolvem acções na freguesia”, observou o autarca.

A Associação Coração Amarelo, a Cooperativa do Povo Portuense, Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto e o Movimento SOS Racismo (Projecto Catapulta) são as instituições com as quais a União de Freguesias (UF) vai assinar acordos com vista “a apoiar a população”.

A Associação Coração Amarelo apoia idosos isolados e carenciados através da realização de visitas domiciliárias, acompanhamento a consultas médicas, passeios ou compras e ajuda nas tarefas do dia-a-dia, como idas aos supermercados ou pequenos arranjos domésticos.

Com o acordo com a Cooperativa do Povo Portuense, todos os funcionários ao serviço da União de Freguesias “podem recorrer aos serviços médicos da instituição a preços reduzidos”, indicou António Fonseca.

Quanto ao Movimento SOS Racismo, a UF pretende disponibilizar instalações de que dispõe na Sé para o desenvolvimento do projecto de inclusão social Catapulta junto de jovens daquela zona.

O acordo com os Voluntários do Porto compromete a UF a recorrer a esta corporação para apoio a passeios ou eventos, em troca de um “preço especial” pelo serviço, descreveu António Fonseca.

 

Sugerir correcção
Comentar