Sé de Leiria classificada como monumento nacional

A Sé é o quarto monumento nacional classificado no distrito, depois do Castelo de Leiria, a Capela de S. Pedro e o Menino do Lapedo.

Foto
Sé é o quarto monumento nacional classificado em Leiria Rui Gaudêncio

Considerada uma das mais importantes igrejas-salão do século XVI em Portugal, a Sé de Leiria é agora monumento nacional. A classificação, aprovada na quinta-feira em Conselho de Ministros, engloba o claustro, o adro envolvente, a torre sineira e a casa do sineiro.

Em comunicado, o Gabinete do Conselho de Ministros destaca a relevância da capela-mor da Sé, que alberga “um dos maiores conjuntos de talha, escultura e pintura de retábulos de estilo maneirista a manter-se na sua localização original no nosso país”.

Os tectos da sacristia, decorados ao estilo brutesco (representação artística de figuras de animais em paisagens agrestes) do século XVII, bem como o claustro de finais do século XVI, delimitado por três galerias toscanas, são outras atracções do monumento, que é património da Igreja.

O director do Património da Diocese Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte, aplaude a classificação mas lembra que esta “não traz muitas mais-valias” ao monumento, que estava já integrado numa zona protegida por se encontrar junto ao castelo de Leiria.

Em declarações à Lusa, Marco Daniel Duarte referiu que a classificação “por parte de uma instituição civil” vem “tornar pública a importância deste tempo, conferindo-lhe a notoriedade que outros já tinham”. “Até parecia estranho” que esta Sé não estivesse classificada, observa.

“É uma das mais importantes sés da reforma de D. João III e do ponto de vista artístico é notável ver sublinhada a importância arquitectónica deste monumento”, acrescentou o director do Património da Diocese.

A torre sineira e a antiga casa do sineiro estão actualmente a ser alvo de obras de requalificação, no valor de 305 mil euros, a cargo do cabido da Catedral de Leiria e da Direcção Regional de Cultura do Centro. Segundo Marco Daniel Duarte, a intervenção deverá estar concluída até ao final do ano e está inserida num projecto de recuperação de catedrais realizado em todas as capitais de distrito.

Para o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, a classificação é um “motivo de orgulho” para a cidade e para o concelho. “É uma classificação que irá, desejamos, contribuir para a sua protecção”, afirmou à Lusa, lembrando que a Sé, construída no século XVI, sofreu “profundas alterações” devido a um terramoto no século XVIII e às invasões francesas.

A Sé é o quarto monumento nacional classificado em Leiria, depois do Castelo de Leiria, a Capela de S. Pedro e o Menino do Lapedo.

Sugerir correcção
Comentar