Sardinhas 'Santo António do fogareiro' e 'Vendedor de mines' são as vencedoras

Durante as cinco edições do Concurso de Sardinhas das Festas de Lisboa foram apresentadas mais de 25 mil sardinhas.

Foto

Uma sardinha com um ‘Santo António do fogareiro’ e um vendedor de “mines” estão entre os cinco trabalhos vencedores do concurso das Festas de Lisboa’15, anunciou nesta terça-feira a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).

A quinta edição do Concurso de Sardinhas 2015 lançou o desafio à criatividade dos participantes para mostrarem que “todas as formas, temas, cores e até a vida, podem caber numa sardinha”, tendo como tema “A minha vida dava uma sardinha”.

As cinco propostas vencedoras foram: “Santo António do fogareiro”, apresentada em formato digital pelo autor português Alberto Faria; “Sardinha Vasco Santana”, utilizando várias técnicas do português Delfim Ruas; “Sardine lifesaver”, em formato digital da italiana Marta Sorte; “Fisherman”, uma pintura do francês Martin Jarrie; e “O Vendedor de ‘Mines’”, um desenho do português Rui Fazenda.

Os vencedores do concurso, para além do prémio no valor de dois mil euros, vão “integrar a imagem da campanha das Festas de Lisboa’15”, refere a EGEAC.

Durante as cinco edições do Concurso de Sardinhas das Festas de Lisboa foram apresentadas “mais de 25 mil sardinhas, digitais e tridimensionais, de autores consagrados e virtuosos amadores, com temas políticos, históricos, simplesmente gráficas ou abstratas, lisboetas e do mundo”, com participantes oriundos de “mais de 60 países”, esclarece a organização, em comunicado.

Segundo a EGEAC, “as sardinhas e os seus autores mostram a riqueza e a diversidade dos imaginários e enriquecem a paisagem da cidade de Lisboa”.

A EGEAC vai ainda seleccionar outras sardinhas concorrentes, “propostas não-vencedoras, mas igualmente excepcionais”, para serem apresentadas numa exposição no espaço da Fundação Millennium BCP.

A fotogaleria completa

Sugerir correcção
Comentar