Santa Maria da Feira leva a música a palcos incomuns

Celina da Piedade vai tocar e cantar numa carruagem do “Vouguinha” e Kátya Teixeira vai subir ao topo do castelo, logo ao nascer do sol. Mas há muito mais para ver e ouvir no próximo dia 1 de Outubro

Foto
Um dos concertos acontece no topo do castelo Fernando Veludo/NFActos

Vão ser seis concertos em seis locais distintos, em apenas um dia. A câmara municipal de Santa Maria da Feira apelidou o evento de “Encontros com a Música”, mas nesta iniciativa é a música quem acaba por ir ao encontro do público. No próximo dia 1 de Outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Música, há muito para ver e ouvir neste município do norte do distrito de Aveiro, sempre em palcos inusitados. Exemplos? O eirado da torre de menagem do castelo, as carruagens do “Vouguinha” ou o bairro social do Ferradal.

“A matriz do evento passa, precisamente, por proporcionar momentos de contacto com a performance musical em espaços, circunstâncias e até públicos inusitados”, destaca o vereador da Cultura da autarquia feirense, Gil Ferreira, a propósito da iniciativa que cumprirá este ano já a sua quinta edição. A cada ano, escolhem-se sempre locais diferentes para servirem de palco aos concertos, havendo apenas uma excepção à regra. “Temos repetido a aposta em levar a música ao ‘Vouguinha’ porque queremos deixar uma mensagem: sensibilizar a população para que utilize cada vez mais deste meio de transporte que atravessa todo o concelho, alertando, também, para a necessidade de se revitalizar a linha”, explica o vereador. 

Outra das ideias que tem estado na organização deste evento, ao longo de praticamente todas as edições, passa pela “descentralização”, ou seja, apostar em levar a música a vários pontos e freguesias do concelho. “É uma forma de darmos acesso, a um maior número de pessoas, a este bem cultural essencial que é a música”, enquadra Gil Ferreira ao PÚBLICO.

Concerto ao nascer do dia

Este ano, o programa começa com um concerto ao nascer do sol (7h15), no Castelo de Santa Maria da Feira. A cantora e instrumentista Kátya Teixeira vai subir ao eirado da torre de menagem para apresentar ao público um repertório variado, harmonizando a voz, o violão e a rabeca. Mais tarde, a partir das 10h00, as atenções viram-se, então, para a carruagem do “Vouguinha”, mais concretamente para a actuação de Celina da Piedade. A cantora e acordeonista portuguesa vai dar um concerto enquanto o comboio cumpre o trajecto Oleiros-Arrifana-Oleiros.

As restantes propostas passam pelos concertos de Kaynes, no bairro social do Ferradal, em Fiães (15 horas), e de Peixe, fundador e guitarrista dos Ornatos Violeta, junto ao Monumento ao Espírito Feirense, em São João de Ver (17h00). Mais tarde, pelas 19 horas, a música “viaja”, para o coreto situado junto à capela do Viso, em Guisande, local que servirá de palco a uma actuação de Flak (nome artístico de João Campos). O programa termina, depois, no Grande Auditório do Europarque, pelas 21h30, num concerto que reúne os coros da Academia de Música de Santa Maria da Feira, Coro dos Amigos da Música de Espinho e Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira.

Todos os concertos dos “Encontros com a Música” têm entrada livre e gratuita, sendo que os únicos que carecem de inscrição prévia, por uma questão de lotação, são o espectáculo de Celina da Piedade no “Vouguinha” e o concerto de Kátya Teixeira no topo do castelo - os interessados podem reservar o seu lugar através do e-mail pelouroctbm@cm-feira.pt.

O convite é lançado a todas as pessoas que queiram celebrar a música, na certeza de que “este é um evento que também contribui para a valorização dos elementos patrimoniais do município de Santa Maria da Feira”, frisa Gil Ferreira.

Sugerir correcção
Comentar