O coração de Lisboa vai encher-se de música no sábado

Nas Ruínas do Carmo, no Largo de São Carlos e na Praça do Município há concertos durante a tarde e noite, para assinalar o Dia Mundial da Música.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

As Ruínas do Carmo voltam a ser, este sábado, um dos palcos das comemorações do Dia Mundial da Música em Lisboa, efeméride que será também assinalada no Largo de São Carlos, no Museu do Chiado e na Praça do Município.

Naquela que é a sua sétima edição, a Música nas Praças, iniciativa que é promovida anualmente pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), promete celebrar a música e a cidade, traçando “um mapa sonoro no coração de Lisboa”.

À semelhança do que aconteceu noutros anos, as Ruínas do Carmo serão o palco privilegiado para a música coral. Às 16h será possível ouvir o Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa e às 17h30 o Coro Juvenil de Lisboa. Já às 19h, quem ali se deslocar terá oportunidade de assistir a um concerto dos coros Polyphonia Schola Cantorum, Coral Allegro e Coral Encontro, que “interpretarão em conjunto a Misa Criolla, escrita por Ariel Ramírez em 1964”.

No Largo de São Carlos, as actuações estarão a cargo da Orquestra de Sopros da Metropolitana (às 15h30) e da Orquestra de Jazz da Universidade de Évora (às 17h). Numa praça em que os ritmos do jazz e o som das orquestras de sopro serão reis, a última actuação do dia está marcada para as 18h30, pelas mãos da Big Band de Alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas.

Este ano, a Música nas Praças estende-se ainda à Praça do Município, onde actuarão, pelas 18h, as Percussões da Metropolitana. É também aqui que, às 21h, terá lugar o concerto de encerramento desta iniciativa, a cargo da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Finalmente, no Museu do Chiado “todos são desafiados a ouvir, conhecer e a experimentar instrumentos musicais”, através da participação em ateliers de percussão (15h), sopros (16h) e cordas (17h).

“O programa é ecléctico, procurando estabelecer um diálogo com o carácter diferenciado e o distinto contexto de cada espaço de apresentação”, frisa o conselho de administração da EGEAC na brochura de divulgação da iniciativa. A entrada em todos os concertos é livre e a programação completa está disponível na página daquela empresa municipal na Internet.  

Sugerir correcção
Ler 1 comentários