S. Jacinto volta a ter "ferry" para Aveiro

O ferry não passou na inspecção final, realizada dia 27 de Junho, devido a um problema técnico.

A Câmara de Aveiro anunciou que foi nesta quarta-feira restabelecida a ligação marítima entre Aveiro e S. Jacinto, que estava suspensa desde Abril, devido à necessidade de reparar a embarcação.

Numa nota, a autarquia informa que a embarcação Cale de Aveiro que assegura o transporte marítimo de ligação a S. Jacinto reentrou em funcionamento nesta quarta-feira, ao início da manhã, com novos horários.

Com o objectivo de renovar o certificado de navegabilidade, o ferryboat Cale de Aveiro foi transportado para a doca seca dos estaleiros da NavalRia, a 28 de Abril, estando previsto que a reparação demorasse 30 dias, prazo que foi largamente ultrapassado.

Segundo a Câmara de Aveiro, a demora é explicada pela necessidade de algumas reparações adicionais, nomeadamente ao nível dos motores, "sem as quais era impossível alcançar os níveis de segurança na navegabilidade necessários para a obtenção do devido certificado".

O ferry não passou na inspecção final, realizada dia 27 de Junho, devido a mais um problema técnico, ao nível da hélice, entretanto resolvido.

No entanto, o regresso do ferryboat coincide com a suspensão do transporte efetuado pela lancha Transria, devido a uma avaria nos motores, que deverá demorar duas a três semanas, e só depois estarão a funcionar os dois meios marítimos de ligação entre S. Jacinto e Aveiro.

"Será iniciada a nova operação de transporte conjunto ferryboat/lancha, promovendo uma reestruturação das carreiras existentes, aproximando-as da real necessidade da população e rentabilizando os recursos existentes, com a redução ao máximo possível dos custos de operação.

"Além do facto das embarcações da MoveAveiro/MoveRia terem muitos anos de vida e de actividade, e algumas disfunções técnicas, vamos realizar planos de manutenção regular, e com a operação mista diária do ferryboat e da lancha, reduziremos seguramente muito a probabilidade de não termos qualquer uma das embarcações em operação”, explica a nota informativa.

No que respeita ao futuro das ligações asseguradas pela empresa municipal de transportes MoveAveiro (marítima e rodoviária), a autarquia afirma que deverá apresentar "nas próximas semanas" as conclusões dos "estudos e decisões sobre o novo enquadramento legal e modelo de gestão, dada a inevitabilidade legal de acabar com a empresa e o seu grave défice financeiro".

Sugerir correcção
Comentar