Rui Moreira convida ex-porta-voz da Comissão Europeia para chefe de gabinete

Frederico Fernandes vai liderar a empresa municipal Águas do Porto, cargo que era ocupado pelo recém-indigitado ministro do Ambiente

Leonor Ribeiro da Silva,  ex-porta-voz do presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, é a nova chefe de gabinete do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, substituindo no cargo Azeredo Lopes, o novo ministro da Defesa do Governo de António Costa.

Amiga pessoal de Rui Moreira, com quem estudou no Colégio Alemão do Porto, Leonor Ribeiro da Silva vai assumir o cargo no início do próximo ano.

Antes de ser porta-voz da CE, Leonor Ribeiro da Silva foi assessora de Durão Barroso, primeiro quando era secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, em 1991, depois como ministro dos Negócios Estrangeiros de Cavaco Silva e como primeiro-ministro.

Entre 1996/1999, a ex-jornalista do Tempo, do Liberal e de O Primeiro de Janeiro, licenciada em Ciências da Comunicação, numa universidade da Alemanha, desempenhou funções como conselheira da Embaixada de Portugal em Viena.

O desafio do presidente da Câmara do Porto representa o regresso da ex-jornalista à sua cidade natal da qual esteve ausente durante vários anos.

"É uma pessoa do Porto que conheço há muitos anos. Aceitou o convite, o que nos dá garantias de termos na nossa equipa uma pessoa importante porque um chefe de gabinete tem um papel muito relevante", declarou o ex-presidente da Câmara do Porto acerca da escolha de Leonor Ribeiro da Silva.

Rui Moreira revelou ainda que Frederico Fernandes vai liderar a empresa municipal Águas do Porto, onde era administrador executivo, substituindo João Pedro Matos Fernandes, o ministro que tutela a pasta do Ambiente no Governo do PS apoiado pelos partidos à sua esquerda.

A recomposição do conselho de administração da empresa Águas do Porto será anunciada "nos próximos dias", segundo garantiu o autarca, que falava à margem da inauguração das obras de requalificação das piscinas de Campanhã.

Sobre as escolhas do novo primeiro-ministro para a pasta da Defesa, o autarca disse tratar-se de um “especialista em política internacional com provas dadas. Tem-se vindo a debruçar sobre a questão dos conflitos assimétricos. É muito importante essa visão geoestratégica principalmente para um país como Portugal que é um país de fronteira da União Europeia".

Os elogios foram também extensivos ao novo ministro do Ambiente. "Matos Fernandes fez um papel extraordinário na APDL [Administração dos Portos de Douro e Leixões]. Fez pelo Porto de Leixões muito. Resolveu [nas Águas do Porto] muito rapidamente em dois anos um conjunto de questões. Tenho a certeza que será na área do Ambiente um ministro excepcional que olhará com muita atenção para as necessidades do país", acrescentou o autarca.

Rui Moreira aproveitou a oportunidade para dizer que se trata de “pessoas fantásticas” e disse que "é muito relevante que o Porto tenha quatro ministros neste Governo".

Sugerir correcção
Comentar