Rivais do Benfica exigem à Câmara de Lisboa igualdade de tratamento

Assembleia Municipal já enviou ao município as suas perguntas sobre a isenção de taxas ao Benfica.

Foto
A proposta de isentar o Benfica do pagamento de taxas continua a gerar polémica Pedro Maia

A proposta de isentar o Benfica do pagamento de taxas e compensações urbanísticas, num valor que segundo a Câmara de Lisboa ascende a 1,738 milhões de euros, continua a gerar polémica. Depois de o Belenenses ter vindo a público exigir “igualdade de tratamento”, há agora notícia de que o Sporting se queixou ao vice-presidente do município de “desigualdade de tratamento”.

Segundo o Expresso, o presidente do Sporting escreveu uma carta a Fernando Medina, na qual afirma que os leões se sentem “discriminados”. Para tal, Bruno de Carvalho invoca contas feitas pelo clube, segundo as quais o Benfica beneficiou, desde 1990, de apoios da câmara no valor de 88,5 milhões de euros, enquanto aqueles que foram atribuídos ao Sporting se cifraram em 47,9 milhões de euros.

Na carta, Bruno de Carvalho faz mais do que apresentar contas: “Considerando (...) que o total de apoios financeiros da Câmara ao Benfica foi de €88.587.400, entende o Sporting ter legitimidade para solicitar (...) que a Câmara conceda ao Sporting benefícios ou direitos a acordar, tais como direitos de edificabilidade na cidade de Lisboa, no mesmo valor”, diz o presidente dos leões, citado por aquela publicação.

Na semana passada, em declarações ao Diário de Notícias, o presidente do Belenenses já se tinha pronunciado em relação à isenção de taxas ao Benfica, dizendo que exigia da câmara “igualdade de tratamento”. “O que for dado ao Benfica tem de ser dado ao Belenenses, ao Sporting e a qualquer outro clube”, declarou Patrick Morais de Carvalho, lembrando que o seu clube “está numa fase de requalificação do complexo do Restelo”.   

Quem também continua a acompanhar este processo é a Assembleia Municipal de Lisboa, que através das suas comissões de Urbanismo e de Finanças já fez chegar ao pelouro do Urbanismo do município as perguntas que quer ver respondidas sobre este assunto. Ao todo são 14 perguntas, relacionadas por exemplo com a conformidade da proposta camarária com a lei, com os seus antecedentes, com a proveniência do pedido de isenção de taxas e com a forma como foi calculado o seu valor.

São também levantadas dúvidas em torno da legalidade do protocolo celebrado entre o município e o Benfica em 1989, sendo ainda solicitado ao vereador Manuel Salgado que forneça aos deputados municipais um histórico das relações da câmara com o Sporting face ao protoloco celebrado com esse clube por ocasião do Euro 2004.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários