Rio quer conhecer apoios anunciados por Menezes para Rali de Portugal voltar ao Norte

Foto
Rali não visita o Norte desde 2010 Francisco Leong/AFP

A Câmara do Porto explicou hoje à candidatura de Luís Filipe Menezes (PSD) que precisa de conhecer os patrocinadores por si anunciados para o Rali de Portugal, porque quer o "consenso entre os principais candidatos" sobre o evento.

"Não teria o actual presidente da câmara a menor dúvida em comprometer-se a apoiar o Rali nos próximos anos se continuasse a presidir ao executivo. Mas como está fora de questão tal hipótese, é nosso entendimento que só em consenso com as potenciais candidaturas vencedoras poderá assumir tal compromisso", escreve Manuel Teixeira, chefe de gabinete do presidente da autarquia, Rui Rio, na carta que hoje enviou a Luís Filipe Menezes - Candidatura "Porto Forte", a que a agência Lusa teve acesso.

A candidatura do PSD disse, na passada quinta-feira, à Câmara do Porto ter garantido financiamento privado para o Rali de Portugal voltar ao Norte entre 2014 e 2016, e, na sexta-feira, os candidatos independente e do PS à Câmara do Porto afirmaram que Menezes devia revelar quem eram os patrocinadores, para a autarquia assinar o acordo com o Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Na carta enviada a Menezes, a autarquia revela que Rui Moreira (independente) e Manuel Pizarro (PS) "deram conhecimento à autarquia do seu acordo à celebração daquele compromisso, no caso de serem conhecidos os financiadores privados já assegurados pela candidatura "Porto Forte", e respectivos montantes",

Perante a posição destes dois candidatos, a autarquia entende que Menezes deve fornecer "a lista das entidades privadas interessadas em financiar a autarquia", explica-se na missiva, enviada "com conhecimento" da "Candidatura do Partido Socialista", da "Candidatura de Rui Moreira" e do "presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP)".

"Quando o município foi contactado pelo ACP, propondo a celebração de um compromisso a três anos para que o Rali de Portugal 2014-16 regressasse ao Norte, de imediato percebemos que seria necessário colher o consenso dos principais candidatos à Câmara do Porto", sustenta o chefe de gabinete de Rio.

Para a autarquia, em causa está a necessidade de o executivo camarário se sentir "eticamente confortável com a assinatura de um compromisso que gostava de poder assumir perante o ACP".

"Vimos solicitar que, caso assim o entendam, nos forneçam a lista das entidades privadas interessadas em financiar a Câmara do Porto para este efeito, de molde a que, num quadro de consenso, o executivo possa estar rapidamente em condições de assumir os compromissos decorrentes do futuro Contrato de Apoio ao Rali de Portugal com o ACP para as edições daquela prova automobilística nos próximos três anos", observa na carta a autarquia.

A candidatura social-democrata à Câmara do Porto revelou hoje que não pretende dar à autarquia as informações solicitadas sobre os patrocinadores conseguidos para o Rali de Portugal, porque "se trata de um compromisso de campanha" e o presidente Rui Rio "não é candidato".

A informação foi fornecida hoje à Lusa por Couto dos Santos, porta-voz da candidatura de Luís Filipe Menezes, que alertou ainda que a campanha eleitoral é "entre candidatos, não entre empresas e empresários".
 

Sugerir correcção
Comentar