Rio Douro subiu e atingiu zona do cais da Régua

Estrada que liga o Pinhão a Favaios, no concelho de Alijó, foi cortada ao trânsito devido a uma derrocada.

Foto
Barragens na zona estão a debitar 2000 metros cúbicos de água por segundo Paulo Pimenta/Arquivo

O caudal do rio Douro subiu na tarde desta sexta-feira, atingindo a zona do cais do Peso da Régua, o bar e o estabelecimento de venda de produtos regionais instalados naquele espaço, disse fonte dos bombeiros.

O comandante dos bombeiros da Régua, António Fonseca, explicou à agência Lusa que o rio Douro subiu, nos últimos dias, cerca de três metros acima do leito normal, atingindo hoje a zona do cais e os dois estabelecimentos comerciais. O responsável referiu ainda que, devido às previsões de cheia, já tinham sido retirados os equipamentos e materiais do bar e do posto de venda de produtos regionais.

António Fonseca adiantou que se espera que o caudal do rio possa continuar a subir e salientou que as barragens naquela zona do Douro estão a debitar cerca de 2000 metros cúbicos de água por segundo.

Uma testemunha no local, Nuno Almeida, disse que a água do rio começou a subir com mais intensidade a partir das 13h e que continua a subir, tendo já entrado nos edifícios localizados naquela zona. O cais e os dois estabelecimentos ali instalados foram construídos em leito de cheia, pelo que é normal serem atingidos quando o caudal do rio sobe.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real adiantou que nesta sexta-feira se registaram no distrito algumas quedas de árvores e pequenas derrocadas. Acrescentou, ainda, que a estrada que liga o Pinhão a Favaios, no concelho de Alijó, se encontra cortada ao trânsito devido a uma derrocada de terras e pedras, estando os serviços da autarquia a fazer a limpeza da via.
 
 

Sugerir correcção
Comentar