Ribeira das Naus em Lisboa reabre hoje

Após ter estado encerrada para obras de manutenção e substituição do piso do passadiço.

Foto
Este troço foi reinaugurado em Julho do ano passado e já foi fechado outras vezes para obras de repavimentação Miguel Manso

A Avenida Ribeira das Naus, em Lisboa, reabre à circulação automóvel nesta quinta-feira às 17h, após ter estado encerrada para obras de manutenção e substituição do piso do passadiço, disse à Lusa fonte do município.

"A Avenida vai reabrir na quinta-feira [hoje], às 17h, conforme foi anunciado e nos moldes habituais", encerrando aos fins-de-semana, feriados e durante as férias escolares, informou a mesma fonte. Nos dias úteis das férias escolares, a circulação automóvel é permitida durante as horas de ponta, mas entre as 10h e as 17h a avenida está fechada ao trânsito.

A Avenida Ribeira das Naus, que liga o Cais do Sodré ao Terreiro do Paço num circuito junto ao Rio Tejo, está encerrada desde o início de Agosto, altura em que se iniciaram as "obras de manutenção e substituição" do piso passadiço, em madeira, "por betuminoso colorido", explica a autarquia no seu "site".

“Constatámos que a solução introduzida no passadiço começou a apresentar deficiências, que não eram de segurança, mas que se traduziam num ruído mais acentuado. Tentámos uma primeira reparação mais ligeira, não resolveu o problema e tomámos a decisão de substituir a cobertura da ponte, que deixará de ser em madeira e estacas metálicas e passará a ser uma cobertura de betuminoso”, afirmou recentemente o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, à Rádio Renascença.

A Ribeira das Naus foi reinaugurada em Julho do ano passado, após a conclusão da segunda fase das obras na frente ribeirinha, e já foi fechada outras vezes para obras de repavimentação. Neste Verão, devido às obras na Avenida Infante Santo - onde foi feita uma intervenção na rede de saneamento, integrada no Plano Geral de Drenagem de Lisboa - a Ribeira das Naus manteve-se aberta durante os períodos em que normalmente encerra (fins-de-semana, feriados e férias escolares).

Com o fim dos trabalhos na Avenida Infante Santo, que reabriu na semana passada, a Ribeira das Naus vai voltar a funcionar normalmente. Como na Ribeira das Naus apenas passam carros e táxis, os restantes veículos de transporte público têm de passar pela Rua do Arsenal. Nos períodos em que a avenida está fechada, os veículos de transporte individual podem circular na Rua do Arsenal.


Nessas ocasiões, segundo moradores e comerciantes, o trânsito na Rua do Arsenal e na sua continuação - Rua Bernardino Costa - costuma ficar congestionado ao longo do dia, uma vez que por ali passam autocarros, elétricos, táxis, "tuk-tuk" e automóveis particulares e comerciais.

Sugerir correcção
Comentar