Resíduos de S. Pedro da Cova são perigosos para a saúde pública

Foto
Os resíduos foram depositados a céu aberto nas antigas minas entre 2001 e 2002 Foto: Adriano Miranda

Os resíduos depositados mas antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, são perigosos para a saúde pública e devem ser removidos imediatamente, informou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, na conferência de apresentação dos resultados das análises realizadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

As análises concluíram que os níveis de chumbo estão muito acima do limite permitido por lei e os resíduos só poderiam ser depositados num aterro próprio e depois de tratamento. O LNEC recomenda a remoção imediata dos resíduos para tratamento e posterior colocação num aterro próprio. A quantidade de resíduos depositados respeita a lei – são 50 mil toneladas e não 320 mil, como tem sido defendido.

A junta de freguesia de São Pedro da Cova já reclamou o apuramento imediato de responsabilidade, não poupando acusações ao ministério liderado na altura pelo actual primeiro-ministro, José Sócrates: “O Ministério do Ambiente tem de ser responsabilizado”, salientou o presidente da junta, Daniel Vieira. “É preciso admitir que consequências tem a presença destes resíduos para a qualidade da água e para a saúde dos cidadãos”, acrescentou.

Os resíduos depositados a céu aberto nas antigas minas de São Pedro da Cova, entre Maio de 2001 e Março de 2002, foram transferidos da Antiga Siderurgia Nacional da Maia.

Sugerir correcção
Comentar