Os quatro homens que ficaram intoxicados com gases quando realizavam uma intervenção de manutenção e limpeza do sistema de saneamento na praia de São Jacinto, Aveiro, foram resgatados e transportados para o hospital.
Segundo o comandante-adjunto David Ferreira, dos Bombeiros Novos de Aveiro, os quatro trabalhadores da empresa intermunicipal Simria (Saneamento Integrado dos Municípios da Ria) acabaram por sair todos concientes da cabine subterrânea onde se deu o acidente, ainda que três deles tenham precisado de auxílio para regressarem à superfície por estarem prestes a desfalecer. A cabine em causa tem 14 metros de profundidade, mas foi a apenas seis metros que o acidente ocorreu.
Ainda de acordo com o comandante-adjunto David Ferreira, foi ao retirarem um "balão", que funciona como válvula do emissor que liberta os efluentes tratados para o mar, que os trabalhadores em causa foram vítimas de intoxicação por gases acumulados no sistema, sobretudo metano.
O helicóptero do INEM, que chegou a ser mobilizado para o local, aterrou na base militar de S. Jacinto, a menos de um quilómetro do local do acidente, mas não chegou a ser utilizado para transportar os trabalhadores. Estes acabaram por ser conduzidos ao hospital de Aveiro, por precaução, de ambulância.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de S. Jacinto, Rui Vaz, alguns destes trabalhadores foram assistidos junto ao helícptero, antes de seguirem por terra para o hospital, em ambulâncias do INEM.

Comentar