Requalificação da Lagoa dos Salgados arranca nesta quarta-feira

Foto
As variações do nível de água na lagoa deverão ser menos evidentes após esta intervenção DR

Os trabalhos de requalificação da Lagoa dos Salgados, em Albufeira, zona húmida privilegiada para a nidificação de aves, vão iniciar-se na tarde desta quarta-feira, num investimento de um milhão de euros, anunciou a empresa Águas do Algarve.

A primeira intervenção vai ser efectuada através da abertura da barra no final da tarde de quarta-feira e o seu fecho nas primeiras horas da manhã do dia seguinte, lê-se na nota de imprensa enviada à comunicação social.

Os trabalhos iniciam-se na zona lagunar com o rebaixamento da cota da água, o que será "conseguido mediante a abertura temporária da barra de ligação da lagoa ao mar", explica-se na nota.

A empreitada inclui a concessão e a construção de uma conduta elevatória e a requalificação do habitat lagunar.

Uma das principais acções da empreitada, uma parceria existente entre a Águas do Algarve e a Associação Portuguesa do Ambiente (APA), é a criação de um caminho pedonal na margem direita da lagoa, com proibição de veículos motorizados, balizado por toros de madeira com alturas variáveis entre os sete centímetros e um metro, criando condições para a existência de pontos de observação informais da lagoa, devidamente protegidos.

A criação de fundões e ilhotes para aumentar a diversidade de zonas de abrigo e de nidificação para a avifauna, a extensão do plano de água atual com a construção de um açude-ilha no extremo norte da zona húmida e a plantação de espécies arbustivas autóctones e típicas destes ecossistemas da marginal à lagoa são outras das ações contidas no projecto.

O projecto visa dar resposta à perturbação decorrente da actividade e presença humana na lagoa e zona envolvente, assim como limitar o actual habitat lagunar à avifauna, tendo em conta que a topografia do terreno, típica de áreas com uso agrícola, proporciona poucos abrigos e irregularidades geradoras de diversidade biológica, explicou a empresa Águas do Algarve.

A correcção da incerteza do comportamento hidrodinâmico da lagoa, com possibilidade de variações repentinas de nível de água, que podem colocar em causa o sucesso da reprodução das espécies nidificantes, e a valorização dos recursos hídricos e dos ecossistemas aquáticos, criando condições para a fruição pública destes espaços e o desenvolvimento sustentável de actividades económicas ligadas à conservação da natureza, são outras das respostas que se quer dar.

As obras, estimou a empresa Águas do Algarve, terminam em Março de 2014, tendo em conta o período de nidificação das aves aquáticas e as especificidades da obra, mas a empreitada na zona lagunar decorre entre 18 de Setembro de 2013 e 16 de Janeiro de 2014.
 

Sugerir correcção
Comentar