Renovação do Campo das Cebolas começará, na melhor das hipóteses, em 2015

Projecto do arquitecto Carrilho da Graça foi apresentado publicamente. Câmara diz que gostaria da começar rapidamente a obra, mas falta arranjar financiamento

Foto
O projecto ainda não está fechado, mas é certo que incluirá a arborização da praça DR

O projecto vencedor da requalificação do Campo das Cebolas, que o PÚBLICO divulgou em Abril e foi apresentado esta segunda-feira, em Lisboa, implica a arborização daquela praça e a criação de uma espécie de anfiteatro para defender o local da passagem do trânsito.

O arquitecto João Carrilho da Graça, autor da proposta que venceu o concurso internacional lançado pela Câmara de Lisboa no ano passado, apresentou o projecto na Fundação José Saramago, situada no Campo das Cebolas, numa sessão que contou com a presença do vereador do Urbanismo, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, de moradores e de comerciantes da zona.

Carrilho da Graça explicou que o projecto, que ainda não está fechado, prevê a arborização da praça e a construção de um maciço de pedra, virado para o interior, que cria uma espécie de anfiteatro. Esse maciço, referiu o arquitecto, citado pela agência Lusa, "protege o interior do espaço em termos acústicos e de ambientes e defende a passagem do trânsito", criando uma espécie de barreira entre o Campo das Cebolas e a Avenida do Infante D. Henrique.

Além disso, com o maciço haverá na praça "assentos, sem ser em bancos espalhados pelo espaço". O projecto inicial previa a construção de um silo automóvel com quatro pisos, um deles subterrâneo, para 382 lugares. No entanto, a sua construção foi chumbada em Fevereiro de 2012 pela assembleia municipal.

O arquitecto adiantou que, para substituir o silo, a ideia é criar estacionamento ao longo da via, com uma parte abaixo do nível do solo e só com um metro de altura acima do solo. "Vamos fazer escavações para tentar encontrar o muro do cais [que ali existiu] e, se tal acontecer, incorporá-lo [no projecto de estacionamento]", referiu. Carrilho da Graça disse que pretende ter o projecto relativo ao estacionamento terminado em Fevereiro de 2014.

O projecto prevê também a construção de um parque infantil, que o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, considerou "essencial para fixar casais jovens na Baixa". "Assim como uma creche, que será instalada num edifício da junta de freguesia", afirmou o autarca.

Em declarações à Lusa, à margem da apresentação, o vereador Manuel Salgado revelou que a vontade da autarquia é "começar rapidamente a obra" do Campo das Cebolas. No entanto, durante a apresentação, afirmou que "há várias dificuldades" num projecto destes, como "a capacidade de financiamento", adiantando que a autarquia irá candidatar o projecto do Campo das Cebolas ao fundo comunitário Jessica.

Manuel Salgado lembrou ainda que "as obras nesta zona têm sempre imprevistos", aludindo aos atrasos nos trabalhos no Cais do Sodré devido às descobertas arqueológicas registadas. O vereador, "não querendo desiludir ninguém", afirmou que, "se o projecto estiver pronto em Fevereiro, qualquer obra não se iniciará neste local antes do início de 2015".
 
 

Sugerir correcção
Comentar