Quicksilver vence concurso para requalificar antiga estalagem Narciso em Carcavelos

Gigante mundial do surf vai investir quatro milhões de euros no edifício que alberga actualmente o Cascais Surf Center. Proposta da Billabong não convenceu.

Foto
Projecto vencedor

A Quiksilver, marca mundialmente conhecida na indústria do surf, viu nesta sexta-feira aprovado o projecto para requalificar o edifício da antiga estalagem Narciso, junto à praia de Carcavelos, e transformá-lo num complexo turístico, informou a Câmara de Cascais.

A marca concorria com outra também muito conhecida na indústria do surf, a Billabong, que pretendia investir ali 2,5 milhões de euros na criação de um hotel, loja, restaurante e zona de lazer. A decisão quanto à proposta vencedora foi tomada por uma comissão independente que incluiu surfistas locais e moradores.

A Quiksilver vai assim investir cerca de quatro milhões de euros no complexo que inclui uma loja, um empreendimento turístico com 40 camas, um ginásio de fitness/yoga, um espaço de restauração e lazer, um museu do surf e uma área dedicada à prática de skate, exterior e interior.

"Cascais é uma zona de excelência para o desenvolvimento do turismo e dos desportos de deslize e este é um dos projectos incluídos na sua estratégia global para o próximo ano, a par dos investimentos que estão a ser desenvolvidos noutras partes do mundo, como, por exemplo, Nova Iorque, Rio de Janeiro e Sidney, entre outros", referia a marca em comunicado, na altura da apresentação do projecto.

Citado na nota, no início deste mês, o director-geral da Quiksilver em Portugal, José Gregório, considerou que o projecto é "pioneiro" e "terá um papel fundamental no desenvolvimento e na promoção de Cascais e de Portugal como destino turístico de eleição".

"Escolhido o vencedor do concurso de ideias, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), actual proprietária do edifício, deve agora tomar uma posição final quanto ao uso/gestão do edifício face ao projecto apresentado, bem como em relação à proposta arquitectónica", indica a Câmara de Cascais.

O antigo edifício Narciso é hoje o Cascais Surf Center, que alberga a sede da Federação Portuguesa de Surf, a secção náutica do Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos, os escritórios da associação ambiental SOS - Salvem o Surf, a sede da Associação Portuguesa de Bodyboard e um espaço comercial ligado ao surf.

Sugerir correcção
Comentar