Quase nove séculos depois, repete-se o encontro entre Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela

Episódio da fundação da nacionalidade vai ser recriado de 8 a 10 de Julho, em Arcos de Valdevez.

Foto
O Paço da Giela foi recentemnte recuperado CMAV

Após a vitória na batalha de Ourique, em 1139, D. Afonso Henriques rompeu o tratado de paz com Tui e invadiu a Galiza. Em resposta, o exército de Afonso VII de Leão e Castela entraram em terras portuguesas e desceram até às montanhas do Soajo, em direcção a Arcos de Valdevez. Os dois exércitos acabaram por se encontrar, em 1141, no Vale do Rio Vez, para disputar aquele que ficou conhecido como Torneio de Arcos de Valdevez ou Recontro de Valdevez. “Esta espécie de contenda/torneio medieval evitou uma batalha quase certa que deu uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca”, destaca a nota divulgada pela autarquia de Arcos de Valdevez. 

Quase nove séculos mais tarde, o Paço da Giela vai ser o palco da recriação deste episódio da fundação da nacionalidade. O espaço, “recentemente reabilitado”, é monumento nacional e vai acolher “uma verdadeira viagem à idade média e ao século XII”, refere o presidente da Câmara, João Esteves. 

O burgo (cidade) de Valdevez vai, no próximo fim-de-semana, ter uma praça de mercadores e de ofícios, típica de uma cidade medieval, treinos de armas e equipamentos bélicos até ao torneio de armas a cavalo, na recriação do Recontro de Valdevez. 

O momento histórico que opôs D. Afonso Henriques a Afonso VII de Leão e Castela está também representado num dos painéis de azulejos da estação de S. Bento, no Porto. E foi assim que a 29 de Junho foi feita a apresentação do evento, com uma performance com música e dança da época que contou com as personagens medievais de D. Afonso Henriques, D. Afonso VII de Leão e respectivas guardas e escudeiros.

Sugerir correcção
Comentar