PSP põe mais 100 agentes nas ruas de Lisboa por causa do “relaxe dos turistas”

Reforço policial feito à custa de efectivos que exercem funções administrativas no dia-a-dia

Foto
Os eléctricos apinhados são um dos sítios preferidos dos carteiristas Nuno Ferreira Santos

A PSP anunciou esta quarta-feira que vai pôr nas ruas de Lisboa mais uma centena de agentes durante a Páscoa, por causa do “relaxe dos turistas” que visitam a cidade nesta época.

“Os carteiristas têm uma arte muito especial e aproveitam-se desse relaxe, do facto de quem está de férias afrouxar as preocupações em matéria de segurança”, justificou o comandante metropolitano da PSP de Lisboa, o superintendente Jorge Maurício, segundo o qual o número de detenções de carteiristas nesta área de intervenção aumentou 200 por cento em 2014.

Assim, enquanto em 2103 foram apanhadas pelas autoridades 40 pessoas, muitas das quais actuavam em transportes públicos apinhados de gente, com destaque para as carreiras de eléctrico que percorrem as zonas mais turísticas de Lisboa, no ano passado foram detidas 121, dez das quais eram reincidentes. Já no primeiro trimestre de 2015 caíram nas malhas da polícia 27 pessoas, mais 13 do que em período homólogo do ano anterior.

O número de queixas nas esquadras de turismo, localizadas em Lisboa e em Cascais, também tem vindo a subir – de 5409 apresentadas em 2013 para 7506 registadas em 2014. “Há cidades onde foram criadas equipas especiais só para combater o carteirismo”, referiu o mesmo responsável, admitindo que Lisboa “possa evoluir” para esse tipo de intervenção policial.

Os transportes públicos são uma das grandes apostas de vigilância da PSP, explicou Jorge Maurício, acrescentando que os cem agentes que vão estar na rua até domingo a reforçar o patrulhamento desempenham, habitualmente, funções administrativas dentro das esquadras. Mas como “Lisboa está na moda, tendo mesmo sido considerada recentemente uma das cidades mais românticas para se viajar”, os polícias resolveram sair à rua em força, para que as férias de uns não se transformem nos proventos ilícitos de outros. “Muitas vezes, o cidadão só se apercebe de que lhe tiraram a carteira quando o polícia chega ao pé dele e lha devolve”, descreve o comandante.

Como já sucede desde 2012, também nesta Páscoa os agentes lisboetas contarão com a colaboração de dois colegas seus espanhóis, que circularão numa viatura do Corpo Nacional de Polícia de Espanha. Objectivo declarado: “Auxiliar o contacto entre os polícias portugueses e os cidadãos espanhóis que visitam Portugal nesta altura do ano”.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários