PSD/Porto questiona Governo sobre investimento nas esquadras da PSP

Foto
O PSD condena o estado a que chegaram as instalações Adriano Miranda/PÚBLICO (arquivo)

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo do Porto enviaram um requerimento ao ministro da Administração Interna a questionar as medidas que pretende tomar para melhorar as condições de funcionamento das esquadras do Porto.

No texto, enviado na quinta-feira passada, a que a Lusa teve hoje acesso, os deputados denunciam em particular a falta de condições da esquadra da PSP na Praça do Infante.

"No caso específico da 9ª esquadra (Infante) assistiu-se, na passada semana, à queda de um tecto no interior das instalações, pondo em causa a segurança de todos aqueles que lá se encontravam", refere o texto, assinado pelos deputados Agostinho Branquinho e Jorge Costa, entre outros.

Os sociais-democratas manifestam "total condenação e perplexidade" perante "a atitude continuada de demissão de responsabilidades por parte do actual governo e, em particular, do ministério em questão".

Os deputados do PSD/Porto recordam que, já em Fevereiro deste ano, foi enviado ao ministro da Administração Interna, António Costa, um requerimento dando conta das "condições indignas" das esquadras da Área Metropolitana do Porto.

Na ocasião, acrescentam, foram solicitadas ao Governo informações sobre os investimentos previstos para esta área.

Em Maio deste ano, lembram os deputados, o ministério declarou como "absolutamente estrutural a aposta na melhoria das condições dos agentesà".

"Lamentavelmente, as notícias que chegam através da imprensa indicam que não só as afirmações do Governo não têm qualquer resultado prático como, sete meses mais tarde, muitas esquadras da PSP da Área Metropolitana do Porto continuam a trabalhar em condições tão indignas como perigosas", consideram.

No documento enviado ao ministério, os parlamentares sociais-democratas perguntam quais as medidas que "o Governo pretende tomar no que concerne à melhoria das infra-estruturas das Esquadras da PSP da AMP [Área Metropolitana do Porto] e, em particular, da 9ª esquadra do Infante".

Sugerir correcção
Comentar