PSD diz que ponte sobre a Segunda Circular "é um mau uso de recursos públicos"

As críticas do vereador António Prôa foram refutadas por três vereadores da maioria na Câmara de Lisboa.

Foto
Miguel Manso

O vereador social-democrata António Prôa considera que a ponte ciclável e pedonal que está a ser construída sobre a Segunda Circular, em Lisboa, “é um mau uso de recursos públicos” e acusa o executivo liderado por António Costa de com esta obra estar a atribuir “um elevadíssimo patrocínio à Galp”.

A ponte em causa vai ligar Telheiras à Torre de Lisboa, onde a empresa tem a sua sede. Ao contrário do que tinha sido anunciado inicialmente, os custos desta obra não vão ser integralmente custeados pela Galp: esta entrará com 900 mil euros, e a Câmara de Lisboa com 465 mil euros.

“Esta obra suscita-nos um conjunto de dúvidas e de preocupações”, referiu o vereador António Prôa na reunião camarária desta quarta-feira. “Qual é o objectivo? O que justifica a prioridade dada a esta intervenção?”, perguntou o autarca, sublinhando que esta ligação representa “uma duplicação de uma pista ciclável que já existe na zona de Telheiras”.

O vereador do PSD criticou ainda o facto de o município não ter dado a conhecer “o projecto da obra”, bem como a “falta de informação” sobre todo este processo.

Classificando a obra em causa como “cara”, António Prôa perguntou se ela é “a favor da Galp” ou “um capricho de algum vereador que gosta de ciclovias”. O autarca considerou ainda que a ponte, tal como está a ser construída, apresenta “riscos, insegurança e mau desenho”.   

A resposta a estas críticas foi dada por não um, não por dois, mas por três vereadores da maioria. João Afonso, que tem o pelouro dos Direitos Sociais, defendeu que o equipamento em construção “vai seguramente melhorar o grande fosso que é a Segunda Circular”.

Também o vereador do Urbanismo e da Reabilitação Urbana sublinhou o contributo que esta obra vai ter para “atenuar a ferida”, a “barreira”, existente naquele local da cidade. “Precisamos de muito mais pontos, muito mais ligações, por cima e por baixo da Segunda Circular”, disse ainda, lembrando que a sua ambição é fazer desta artéria “uma alameda”.

Já José Sá Fernandes afirmou que a ponte ciclável e pedonal vai permitir juntar “duas das zonas mais densamente povoadas de Lisboa: Telheiras e São Domingos de Benfica”. O vereador, que nos últimos mandatos foi responsável pela criação de inúmeras ciclovias na cidade, diz que a única ligação hoje existente entre essas duas áreas “é um passeio por baixo de um túnel, perigosíssimo”.

“A ponte não é um capricho”, concluiu Sá Fernandes.  

Sugerir correcção
Comentar