Provedor de Justiça defende que Lisboa pode impor restrições ao trânsito por motivos ambientais

Câmara pode criar uma Zona de Emissões Reduzidas, defende Alfredo José de Sousa.

Foto
Primeira fase da ZER de Lisboa impos restrições no eixo da Avenida da Liberdade/Baixa PÚBLICO

O provedor de Justiça concluiu que a Câmara Municipal de Lisboa pode impor restrições à circulação automóvel através da criação da Zona de Emissões Reduzidas (ZER), depois de ter apreciado uma queixa.

De acordo com a nota da Provedoria de Justiça, a queixa apresentada contra a criação da ZER sustentava que a autarquia lisboeta não pode impor restrições à circulação de veículos automóveis.

No entanto, depois de apreciada a queixa, o provedor de Justiça chegou à conclusão que a criação da ZER foi feita de forma regular, “não se encontrando motivo de ordem jurídica para, a este respeito, ser formulado reparo à Câmara Municipal de Lisboa, independentemente da conveniência e oportunidade da medida, cuja apreciação só pode concretizar-se através de um juízo político”.

Alfredo José de Sousa lembra que a legislação portuguesa inclui normas que impõe a adopção de medidas de gestão da qualidade do ar e de prevenção da poluição, como por exemplo, o decreto-lei 102/2010, que transpôs para o ordenamento nacional uma directiva comunitária e estabelece o regime da avaliação e gestão da qualidade do ar ambiente.

Na sequência deste diploma, a gestão e a avaliação da qualidade do ar fica nas mãos das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), às quais compete elaborar e acompanhar a execução dos planos de qualidade do ar, bem como os respectivos programas de execução.

O provedor de justiça aponta que coube à CCDR de Lisboa e Vale do Tejo elaborar o Plano de Melhoria da Qualidade do Ar na Região de Lisboa e Vale do Tejo e, posteriormente, o Programa de Execução do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

“O desenvolvimento desta medida implicou a criação de um grupo de trabalho sectorial (…) que procedeu à consulta das associações de representantes dos sectores afectados, nomeadamente a ANTRAM, a ANTROP, a Carris, a Federação Portuguesa do Táxi e a ANTRAL”, lê-se na nota da Provedoria.

Na sequência destes trabalhos, foi então aprovada a implementação da primeira fase da ZER da cidade de Lisboa, no eixo da Avenida da Liberdade/Baixa, tendo sido escolhido como critério a imposição de restrições a veículos construídos antes de 1992.

Alfredo José de Sousa lembra ainda que existem exceções a esta proibição, como os transportes públicos, os veículos de emergência ou os automóveis de pessoas com mobilidade reduzida e aponta que os proprietários de veículos anteriores a 1992 podem providenciar a instalação de catalisador ou filtro de partículas.

Sugerir correcção
Comentar