Protesto no Porto contra mudanças nas feiras da Vandoma e dos Passarinhos

Vendedores recusam sair da Vandoma.

Foto
Vandoma Pedro Granadeiro/NFACTOS

Os deputados da Assembleia Municipal do Porto e os vereadores do executivo de Rui Moreira foram recebidos, na noite desta segunda-feira pelo protesto de cerca de 80 vendedores da Vandoma e de membros do PAN - Pessoas, Animais e Natureza contra as alterações ao regulamento das feiras da Vandoma e dos Passarinhos que deverão ser aprovadas nesta sessão da AM.

O vereador da Fiscalização, Manuel Sampaio Pimentel, conversou com alguns feirantes e ouviu-os dizer que não saem da Vandoma.

Isabel Rodrigues inscreveu-se para intervir na AM, mas antes da sessão começar, já dizia a Sampaio Pimentel por que recusava deixar a Vandoma: "As Fontainhas são a Vandoma. Nós estamos legais, se puserem lá polícia, os ilegais já não causam problema". Ao seu lado, a dona de um café da zona lamentava a perda de movimento no único dia com clientes em quantidade suficiente para animar o negócio.

Ao lado do protesto da Vandoma, outro, mais silencioso, apenas animado pelo ladrar de alguns cães. Os membros do PAN manifestavam-se contra a venda de animais e Bibiana Cunha, que foi cabeça de lista pelo Porto do movimento nas eleições legislativas, lembrava que ainda na última fiscalização à Feira dos Passarinhos foram apreendidas 295 aves a ser vendidas ilegalmente.

A proposta que deverá ser votada esta noite propor a mudança da Feira da Vandoma para a Av. 25 de Abril, em Campanhã, e a dos Passarinhos para as Fontainhas, com a possibilidade de venda de outro tipo de animais.

O PSD, a CDU e o Bloco de Esquerda já se pronunciaram contra a proposta.

 

Sugerir correcção
Comentar