Protesto contra fecho de centro de saúde corta estrada em Sintra

Encerramento da extensão de saúde de Dona Maria está previsto para segunda-feira.

Foto

Dezenas de pessoas bloquearam nesta sexta-feira, entre as 11h50 e as 12h45, a Estrada Municipal 544, que liga Dona Maria a Almargem do Bispo, no concelho de Sintra, em protesto contra o encerramento do centro de saúde local, previsto para segunda-feira.

"O posto é nosso, fomos nós que o construímos!", gritaram os manifestantes contra a decisão do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra de juntar no posto de Negrais os serviços de saúde de Almargem do Bispo, Sabugo e Dona Maria.

O presidente da Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Rui Maximiano, já manifestou "a discordância com a opção de concentrar os serviços de saúde em Negrais", a partir de 9 de Junho, decisão que terá sido tomada devido à "falta de médicos". À RTP, a Admnistração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo não confirmou o encerramento. O PÚBLICO questionou esta entidade na semana passada sobre o alegado encerramento mas não obteve resposta.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), deslocou-se ao local, onde comunicou que a autarquia vai, "ainda hoje [sexta-feira], contactar o Ministério da Saúde", propondo-se "contratar um médico" para assegurar o funcionamento do centro de saúde de Dona Maria, que serve cerca de 1200 utentes.

"É de uma desumanidade sem nome", indignou-se o autarca, que com a garantia de apoiar a luta da população para manter os serviços a funcionar conseguiu que os moradores deixassem reabrir a estrada.

"A câmara não pode consentir neste encerramento, porque se trata de uma população idosa que não tem condições para se deslocar para Negrais", afirmou Basílio Horta, reiterando a disponibilidade para colaborar com o Ministério da Saúde na construção de novos centros de saúde no concelho.

"Estamos a falar de duas manhãs de consultas", salientou por seu lado Rui Maximiano, classificando os serviços prestados em Dona Maria como "uma oferta muito insignificante". O presidente da junta de freguesia notou que a localidade "não tem um transporte público directo para Negrais", o que penaliza ainda mais a população, na sua maioria idosa.

Rui Maximiano aguarda que o Ministério da Saúde responda com "uma solução definitiva" de construção de um novo centro de saúde em Almargem do Bispo, no seguimento da disponibilidade da Câmara de Sintra para ceder o terreno e comparticipar em 30% do custo da obra.

O presidente da autarquia solicitou esta semana ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, uma reunião "com carácter de urgência" para analisar a situação "preocupante" da prestação de cuidados de saúde primários e hospitalares no concelho.

A população de Dona Maria já tinha tentado bloquear, no dia 25 de Maio, a assembleia de voto nas eleições para o Parlamento Europeu, atrasando em uma hora a abertura das urnas.

Sugerir correcção
Comentar