Protecção Civil alerta para previsão de aumento de inundações na Bacia do Tejo

Zona está em alerta amarelo e deverá manter-se face à previsão de tempo instável.

Foto
Protecção Civil aconselha populações a afastarem-se das zonas normalmente inundáveis ou alagadas Pedro Maia/arquivo

Estradas, campos agrícolas e um parque de estacionamento estão já submersos nos concelhos de Coruche e Benavente e a Protecção Civil prevê que até ao final desta quinta-feira possam ocorrer inundações em Santarém e Vila Nova da Barquinha.

Apesar de a barragem do Fratel registar desde as 6h “uma ligeira descida”, a Protecção Civil de Santarém mantém o “alerta amarelo” para as povoações da bacia do Tejo onde, nesta manhã, havia várias zonas submersas.

De acordo com um comunicado emitido pela Proteção Civil, estão submersos o parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere, campos agrícolas na margem esquerda do Rio Sorraia, no concelho de Coruche e, ainda no mesmo concelho as estradas de Ponto do Rebolo, Ponte da Amieira e Estrada das Meias.

Submersa está também a estrada do Campo (EM1456) no concelho de Benavente.

“Face à instabilidade da situação meteorológica para os próximos dias, a situação actual deverá manter-se com ligeiras oscilações”, informou a Protecção Civil. Durante o dia, poderá ficar submerso o Cais de Tancos e é possível a inundação da Av. Dos Plátanos, na zona baixa de Vila Nova da Barquinha.

Em Santarém admitia-se, até ao final desta manhã, a submersão da EN365 na Ponte do Alviela; da EM Ribeira de Santarém - Vale Figueira e da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação de Reguengo do Alviela. Para o início da tarde prevê-se a submersão da EN365 em Palhais.

A Protecção Civil mantém os conselhos para que a população retire das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e animais e para que não atravessem com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas.

Sugerir correcção
Comentar