Câmara quer tornar Lisboa uma cidade mais florida

Iniciativa quer combater comportamentos que desqualifcam o espaço público e potenciar a atracção turística.

Foto
A Praça do Munícipio já esteve florida esta quarta-feira Patrícia Martins

A Câmara de Lisboa assinalou esta quarta-feira o início de um projecto que quer tornar a capital uma cidade mais colorida e afectiva, onde, a partir de sonhos simples nasçam "as grandes mudanças”.

Bairros Floridos de Lisboa é o nome da iniciativa que resulta de um acordo entre a Câmara Municipal de Lisboa, os produtores do projecto “Eva Dream”, o Instituto Superior de Agronomia e a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais. Conta ainda com a participação da EGEAC (Empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) e das juntas de freguesias da cidade.

A apresentação do projecto realizou-se no Salão Nobre da Câmara de Lisboa e contou com a presença de todas as entidades envolvidas. O actor Virgílio Castelo-Branco, um dos seus embaixadores, deu início à apresentação expressando o desejo de “tornar Portugal o país mais florido do mundo”.

Partindo da premissa de que “qualquer terra que seja florida tem o poder de ser uma atracção turística”, António Romano, da Eva Dream, afirmou que estão “abertas as portas a um sonho que só faz sentido com a participação dos portugueses”. Romano disse-se particularmente sensibilizado por ter visto recentemente, já no âmbito do Bairros Floridos de Lisboa, residentes e comerciantes de Campolide a colocar flores à janela.

A junta de freguesia local aderiu à iniciativa com o lançamento prévio de um concurso de flores. “Todas as janelas e varandas concorrentes devem ser visíveis na via pública e todas as flores e plantas utilizadas devem ser naturais”, lê-se no regulamento da prova, cujos prémios foram entregues em Junho.

Frederico Vital, da associação Terra dos Sonhos, afirmou que “é dos sonhos simples que nascem as grandes mudanças”, ao contar história de Tiago, um menino cujo maior desejo era visitar uma fábrica de material escolar. "Um sonho simples que pode fazer toda a diferença”, salientou.

“Estamos a falar de cores, afectos, partilhas. Juntem-se a nós, serão bem-vindos”, foram as palavras de Ricardo Carriço, outro actor e embaixador da iniciativa.

O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, afirmou que este é o “pontapé de partida” para convencer todos os lisboetas a espalhar flores pela cidade. Uma placa com a inscrição “Varanda Florida em 1987” prendeu a atenção do autarca quando, durante as Festas de Lisboa, passeava por Alfama e pela Mouraria. “Quando entramos num sonho acreditamos que é possível”, finalizou.

O pelourinho da Praça do Município decorado com um grande círculo de três dezenas de vasos de buganvílias foi o que se pôde ver quando, concluídas a apresentação do evento, foram abertas as cortinas do Salão Nobre.

A cerimónia terminou com as entidades envolvidas a oferecerem flores a famílias e turistas que passavam em frente aos Paços do Concelho.

Texto editado por José António Cerejo

Sugerir correcção
Comentar