Projecto de ampliação do Norteshopping mais perto de ser aprovado

Sonae e serviços da câmara chegaram a um acordo que implica permuta de terrenos e um novo esquema de circulação automóvel que inclui uma ligação directa à A28.

Foto
A expansão será em direcção ao parque de estacionamento Fernando Veludo/nfactos

As intenções da Sonae Sierra em ampliar o Norteshopping vão conhecer na próxima terça-feira um novo desenvolvimento, quando chegar à discussão do executivo o Pedido de Informação Prévia (PIP) que a directora municipal de administração e finanças, Cláudia Soutinho, e a directora de gestão urbanística , Ana Gomes, aprovaram na passada quarta-feira. O acordo que pode vir a viabilizar a ampliação do centro comercial implica uma permuta de terrenos – a autarquia autoriza que o centro comercial “cresça” no seu topo norte, para cima do parque de estacionamento e arruamento entre o centro comercial e a circunvalação. Este terreno, propriedade da autarquia, vai ser permutado com dois lotes de terrenos, um deles contíguo ao actual cemitério.

Esta intenção já é conhecida desde Dezembro de 2012, altura em que o presidente da Câmara, Guilherme Pinto, sublinhou que a proposta da Sonae não implicava um maior índice de construção face ao actual edifício do centro comercial, nem causava particular entrave à supressão dos lugares de estacionamento, já que a Sonae pretendia reforçar a oferta. E sublinhou, também, que tal acordo iria possibilitar a ampliação do cemitério da Senhora da Hora, actualmente sobrelotado. As preocupações demonstradas pelo executivo foram sempre todas para o impacto na circulação rodoviária que uma ampliação deste calibre poderia implicar numa zona já de si muito congestionada. O PIP prevê que o Shopping cresça dos actuais 36.400 m2 para os 44.400m2.

O acordo agora alcançado prevê uma pequena revolução no esquema viário da zona, e que vai implicar obras orçadas em 1,5 milhões de euros. O projecto e execução destas obras competem à autarquia, mas a factura vai ser paga pela Sonae. Para além do reperfilamento dos arruamentos envolventes ao centro comercial, e que implicam, por exemplo, a construção de uma rotunda, ganham particular relevo a construção de acessos de ligação com a A28 (a SCUT Porto-Viana do Castelo).

Entre essas intervenções está um acesso de saída Norte-Sul da A28 para a rua Eduardo Torres e construção das duas rotundas previstas pela Câmara, uma no final desse acesso e, outra, entre a rua Eduardo Torres e a Circunvalação. Está também prevista a construção de um acesso de saída Sul-Norte da A28 para a rotunda da feira da Sra. da Hora, com passagem pelas traseiras da actual gasolineira e, lê-se na proposta, “com comprimento suficiente para resolver o entrecruzamento com a saída da Hipermercado Continente que passa sob a Avenida Calouste Gulbenkian”. Prevê ainda acessos de entrada e saída na A28 a partir da zona do Estádio do Mar, e a construção de uma passagem superior entre o Estádio do Mar e a Barranha. E, por fim, um acesso de entrada na A28 para o tráfego que circula de sul para norte a partir da rotunda da feira da Sra. da Hora, já que os serviços consideram que a actual falsa rotunda existente no extremo norte da rua Sara Afonso não escoa o trânsito.

Depois de ser aprovado no executivo, o assunto terá ainda de baixar à Assembleia Municipal, e só depois disso é que câmara e Sonae poderão avançar com o contrato promessa de permuta, e condicionantes respectivas.

Sugerir correcção
Comentar