Projecto da Gare Intermodal apresentado hoje

Foto
A futura gare é um dos principais elementos da renovação urbana da zona oriental do Porto Manuel Moura/Lusa

O projecto para a construção da Gare Intermodal Porto/Campanhã, que deverá estar concluída antes do Euro 2004, é hoje apresentado publicamente no Porto, numa cerimónia presidida pelo ministro do Equipamento Social, Ferro Rodrigues.

A futura gare, da autoria do arquitecto Paulo Calapez, é um dos principais elementos da renovação urbana da zona oriental do Porto e representa um investimento de 7,6 milhões de contos (38 milhões de euros), a desenvolver pela REFER, Câmara Municipal e Metro do Porto, diz a Lusa. Durante a sessão de apresentação do projecto será assinado o protocolo que estabelece os termos da parceria entre as três entidades.A infra-estrutura vai agregar a estação ferroviária, nas valências inter-regional, regional e suburbana, o Metro Ligeiro do Porto e servirá de ligação aos sistemas de transportes colectivos urbanos, nomeadamente de autocarros.
O projecto contempla uma área de intervenção de 120 mil metros quadrados e foi concebido por forma a facilitar a eliminação da barreira física que o caminho de ferro tradicionalmente constitui, prevendo a construção de quatro ligações pedonais desniveladas.

Sugerir correcção
Comentar