Privado está a construir hotel à entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Segundo a Câmara de Arcos de Valdevez, o investimento de 2,7 milhões de euros vai gerar 20 postos de trabalho.

Foto
Hotel está a ser construído junto à Porta do Mezio, nos Arcos de Valdevez Nuno Alexandre Mendes

Um promotor privado vai investir 2,7 milhões de euros na construção de um hotel rural no Mezio, na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em Arcos de Valdevez, disse esta sexta-feira à Lusa o autarca local.

"É um projecto que mereceu a declaração de interesse público municipal precisamente porque vai dinamizar o turismo da natureza e do ambiente na nossa área do parque. Permitirá ainda investimentos privados complementares e a criação de emprego no concelho", explicou o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.

De acordo com João Esteves, este novo hotel está já a ser construído no Mezio, freguesia de Soajo, junto à porta de entrada no PNPG pelo concelho de Arcos de Valdevez , uma das cinco - por cada concelho do parque - daquela área protegida. A abertura do Hotel do Mezio, explicou ainda João Esteves, está prevista para o início de 2015 e deverá criar perto de 20 postos de trabalho, diretos e indiretos, disponibilizando 21 quartos duplos e quatro suítes.

"Trata-se de um investimento privado muito importante porque permitirá dinamizar o desenvolvimento económico do concelho, tirando partido do grande potencial do nosso parque, que é uma referência internacional. Além disso, potenciará a utilização da porta do Mezio", sublinhou João Esteves.

Entretanto, o Conselho de Ministros aprovou quinta-feira a exclusão do regime florestal parcial de uma parcela de terreno com 8500 metros quadrados, integrada no Perímetro Florestal das Serras do Soajo e Peneda, "para viabilização da construção e exploração de um hotel rural". No comunicado emitido no final desta reunião do Governo, esclarece-se ainda que a desafetação desta parcela de terreno baldio por arborizar "não inviabiliza a continuidade da gestão florestal do referido perímetro".

Sugerir correcção
Comentar