Primeiro Porto Surf Film Festival começa nesta sexta-feira

Organização promete exibir “os melhores filmes de surf do mundo” durante os três dias do festival.

<i>Finnsurf</i>, do finlandês Aleksi Raij, é exibido este sábado às 21h
Fotogaleria
Finnsurf, do finlandês Aleksi Raij, é exibido este sábado às 21h DR
<i>Finnsurf</i>, do finlandês Aleksi Raij, é exibido este sábado às 21h
Fotogaleria
Finnsurf, do finlandês Aleksi Raij, é exibido este sábado às 21h DR
<i>Castles in the Sky</i>, do irlandês Taylor Steele, passa no domingo às 17h30
Fotogaleria
Castles in the Sky, do irlandês Taylor Steele, passa no domingo às 17h30 DR

A primeira edição do Porto Surf Film Festival começa nesta sexta-feira, no auditório da Biblioteca Almeida Garret, no Palácio de Cristal.

O festival de cinema dedicado exclusivamente ao surf vai exibir dez filmes, entre sexta e domingo, que reflectem a história e a evolução dos filmes relacionados com este desporto, que começaram a surgir em meados da década de 60, no estado norte-americano da Califórnia.

O Porto Surf Film Festival assume-se como mostra internacional de filmes de ficção e de documentários sobre o surf e os oceanos. Os dez filmes que vão ser exibidos foram seleccionados entre mais de 400 longas-metragens que concorreram a um lugar no evento.

Para além da modalidade desportiva, os filmes sobre surf acabam por promover o interesse pela fotografia e pela divulgação das culturas correspondentes a praias do mundo, salienta Carlos Rui Ribeiro, um dos organizadores do festival. Carlos Ribeiro acredita que o Porto Surf Film Festival vai  “mostrar como o surf pode mudar as mentalidades, os hábitos culturais, ajudar a ultrapassar obstáculos económicos e contribuir para o desenvolvimento pessoal dos indivíduos.”

Os filmes serão exibidos no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, situada nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto. A entrada na sala, com 192 lugares, por sessão depende da aquisição, via Internet, dos bilhetes de 4 euros que só estarão à venda no site www.last2ticket.com. O bilhete geral para os três dias custa 32 euros.

Com a programação oficial, a organização pretende “surpreender os espectadores com a qualidade dos filmes” e atrair “centenas de entusiastas dos desportos de mar, espectadores habituais de cinema e especialistas da sétima arte.”

Num comunicado , a organização recorda que “Portugal tem mais de 30 mil praticantes de surf”. “Esperamos atrair espectadores do Grande Porto, mas também do resto do país e da Galiza”, afirma a organização.

O Porto Surf Film Festival é produzido por responsáveis de três empresas portuguesas  - Catarina Simões (Last2Ticket.com), Luís Madureira Pinto (SurferToday.com) e Carlos Rui Ribeiro (Bright Side) - em conjunto com a Câmara Municipal do Porto.


Programação do Porto Surf Film Festival:

Dia 29 de Março

Sexta-Feira

One Winter Story

21h

The Endless Summer II

22h30

Dia 30 de Março

Sábado

Singlefin: Yellow

16h

Thicker Than Water

17h30

Finnsurf

21h

Sea Fever

22h30

Dia 31 de Março

Domingo

The Lost Wave

16h

Castles In The Sky

17h30

A Brokedown Melody

21h

Surfing With the Enemy

22h30

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar