Primeiro nevão de Outono cai na Serra da Estrela

Manto branco visível nas Penhas da Saúde. Chuva deverá continuar longe por mais uma semana.

Penhas da Saúde, Serra da Estrela, neste sábado
Fotogaleria
A neve já chegou à serra da Estrela Enric Vives-Rubio
Fotogaleria
Enric Vives-Rubio

A neve está a cair pela primeira vez neste Outono na Serra da Estrela e uma estrada foi encerrada, segundo fonte do Centro de Limpeza de Neve nos Piornos.

"A estrada entre a Lagoa Comprida e os Piornos foi encerrada cerca das 8h30, como medida de precaução e os limpa-neves já estão a trabalhar", disse. Pelas 12h30 todos os acessos tinham sido reabertos, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco. 

Segundo o Centro de Limpeza de Neve nos Piornos, a neve começou a cair "com alguma intensidade" cerca das 8h, a partir dos 1200 metros de altitude. "Na zona da torre já se vê um manto branco", referiu.

Nos Piornos, a temperatura pelas 9h era de um grau negativo e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este sábado "até ao início da tarde aguaceiros que serão de neve acima dos 1000 metros".

De acordo com as previsões do IPMA, a temperatura mínima mais baixa, zero graus, registar-se-ia nos distritos de Bragança e da Guarda, com este a ser o recordista da máxima mais baixa (9º), a par do distrito de Viseu.

O sábado ficará marcado por períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado, mas soprando mais forte nas terras altas, com rajadas da ordem dos 70km/h.

Para domingo, as temperaturas mínimas poderão registar uma ligeira descida, mas as máximas deverão subir. A chuva deverá continuar ausente até ao próximo fim-de-semana, prevêem os meteorologistas.

Notícia actualizada às 16h10: acrescenta informação do CDOS de Castelo Branco de que todos os acessos foram reabertos.

Sugerir correcção
Comentar