Primeira “Aldeia Inteligente de Montanha” surge na serra da Estrela

Aldeia do Sabugueiro terá projecto tecnológico que abrange questões que vão da iluminação ao entretenimento.

Fotogaleria
Aldeia do Sabugueiro com projecto pioneiro Mário Marques
O projecto em questão visa dotar as aldeias de infra-estruturas tecnológicas.
Fotogaleria
O projecto em questão visa dotar as aldeias de infra-estruturas tecnológicas. Maria João Gala

A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, é a primeira "Aldeia Inteligente de Montanha" do país e um ícone "ao nível da sustentabilidade ambiental, economias criativas, urbanismo, mobilidade e novas tecnologias", foi anunciado nesta segunda-feira. Esta localidade, situada na Serra da Estrela, está abrangida por um projecto tecnológico pioneiro em Portugal que pretende contribuir para o desenvolvimento da qualidade de vida dos cidadãos.

A iniciativa envolve a Fundação Vodafone e a Câmara Municipal de Seia, que pretendem fazer da aldeia de Sabugueiro "uma montra de boas práticas e inovação, transformando-a num ícone ao nível da sustentabilidade ambiental, economias criativas, urbanismo, mobilidade e novas tecnologias".

Segundo as entidades promotoras, o projecto de Smart Mountain Village visa "a disponibilização de soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento da qualidade de vida dos cidadãos e funcionem como alavanca para a melhoria do desempenho ambiental" daquele espaço rural.

Fonte da Fundação Vodafone adiantou à agência Lusa que o projecto integra intervenções em áreas como a gestão de infra-estruturas (energia eléctrica e recursos hídricos), saúde (monitorização de sinais vitais), mobilidade (doação de veículos eléctricos) e entretenimento. "Tendo como premissa a tecnologia ao serviço do turista, foram também desenvolvidas novas formas de interacção entre o turista e o local de visita", indicou.

De acordo com a fonte, "num lugar remoto, como a aldeia do Sabugueiro, os turistas conseguem agora ter uma experiência de utilização de internet semelhante à de uma grande cidade". "Podem ainda usufruir dos serviços completos do Posto de Turismo que, no âmbito deste projecto, ficou dotado de fibra óptica de última geração e consegue, assim, disponibilizar agilmente todas as informações sobre roteiros, actividades, percursos pedestres, entre outros", referiu.

Este projecto "vem ainda disponibilizar infra-estruturas tecnológicas através das quais podem prosperar projectos de empreendedorismo locais na área do turismo", concluiu.

A iniciativa também envolve a Associação de Beneficência do Sabugueiro, a Junta de Freguesia do Sabugueiro, a Unidade Local de Saúde da Guarda e a empresa Águas do Zêzere e Côa.

O projecto da primeira "Aldeia Inteligente de Montanha" será apresentado na terça-feira, às 11h15, numa cerimónia a realizar na aldeia de Sabugueiro.

A sessão contará com a presença, entre outros, do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, e do presidente da Fundação Vodafone Portugal, Mário Vaz.

Sabugueiro, a mais alta aldeia de Portugal, situada a 1.150 metros de altitude, faz parte da rede das Aldeias de Montanha que também envolve as localidades de Alvoco da Serra, Loriga, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim, Lapa dos Dinheiros, Vide e Cabeça, todas no município de Seia, distrito da Guarda.

Sugerir correcção
Comentar