Presidente do ACP confirma Rali de Portugal a Norte em 2015

Cidade do Porto está contudo excluída como sede da prova, ressalva o presidente do ACP, Carlos Barbosa, que manteve uma polémica com Rui Moreira sobre o caso no Verão passado.

Foto
Em 2014, o Rali de Portugal volta a decorrer no Algarve, de 4 a 6 de Abril Jose Manuel Ribeiro/Reuters/Arquivo

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, confirmou nesta quarta-feira que o Rali de Portugal percorrerá o Norte do país em 2015, embora descarte a cidade do Porto enquanto sede da prova.

“Neste momento, só posso confirmar que se vai realizar no Norte”, disse à Lusa o dirigente do ACP que, antes, havia afirmado, em declarações à Radio Atlântida, dos Açores, que “no Porto não vai ser, de certeza absoluta”.

A última vez que o Rali de Portugal se realizou no Norte, enquanto etapa do Mundial da especialidade, foi em 2001, tendo como base a Exponor, em Matosinhos.

A possibilidade de a prova deixar as estradas do Algarve e regressar aos traçados nortenhos foi, no Verão passado, motivo de polémica que envolveu o então presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, o actual e então candidato independente, Rui Moreira, e o pretendente derrotado Luís Filipe Menezes. O ex-autarca de Vila Nova de Gaia chegou a afirmar publicamente, antes das eleições autárquicas, que já tinha apoios financeiros para sediar a organização do rali no Porto em 2014, pelo que foi instado, por Rio e Moreira, a identificá-los.

Consequentemente, a direcção do ACP anunciou, a 3 de Julho, que iria accionar judicialmente Rui Moreira por, em declarações ao Porto Canal, ter acusado Carlos Barbosa de “fazer contas à moda do ACP”, depois de este se ter referido ao candidato independente e ao candidato do PS, Manuel Pizarro, como “um bando de garotos”.

Em 2014, o Rali de Portugal, de novo no Algarve, vai decorrer de 4 a 6 de Abril, de acordo com o calendário da próxima edição do Mundial, divulgado pela Federação Internacional do Automóvel. A prova portuguesa será a quarta do calendário Campeonato do Mundo de Ralis de 2014, que principia com o Rali de Monte Carlo, de 15 a 19 de Janeiro, e termina com o Rali da Grã-Bretanha, no País de Gales, de 14 a 16 de Novembro.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar