Posto de reparação gratuita de bicicletas vai abrir em Lisboa

A iniciativa é de uma cooperativa que disponibiliza as ferramentas. A reparação é feita pelo próprio em regime de self-service.

Foto
Bruno Almeida

O primeiro posto self-service gratuito de reparação e manutenção de bicicletas de Lisboa vai estar disponível no Largo do Intendente a partir de 30 de Novembro, disse à Lusa um dos responsáveis pelo projecto.

“Lisboa será o primeiro município português a ter disponível um posto self-service gratuito para reparação de bicicletas”, disse à agência Lusa António Cruz, da Post - Cooperativa de Ação e Intervenção Cultural, promotora da iniciativa.

A ideia, adiantou António Cruz, “é ser replicável” noutros municípios. Além do posto a criar no Largo do Intendente, a Post prevê que, “idealmente até ao final do ano”, seja instalado um outro no Bairro da Boavista, também em Lisboa.
O dirigente da cooperativa explicou que cada posto, onde podem ser feitas “pequenas reparações”, terá uma bomba de ar, ferramentas penduradas com cabos de aço e um suporte onde as bicicletas ficarão suspensas durante a reparação.

A instalação dos postos será concretizada com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa através do Programa Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP-ZIP).

A instalação do posto "urban fix", desenhado pela empresa portuguesa Biciway, faz parte de um projevto mais vasto, o Bike Pop, destinado a “promover a prática do ciclismo utilitário e não só, transformando positivamente a comunidade envolvente às áreas de intervenção, recorrendo ao potencial concreto e simbólico da bicicleta”.

António Cruz explicou que o Bike Pop será “desenvolvido nos Bairros da Mouraria/Intendente e Boavista, que beneficiarão muito da disseminação do uso da bicicleta”. Entre as actividades previstas, acrescentou, "estão os cursos para aprender a pedalar, e de condução de bicicleta em cidade".
 
 

Sugerir correcção
Comentar