Porto quer cooperar com Curitiba, a “melhor cidade” para viver no Brasil

Mobilidade, sustentabilidade e inovação são eixos em que as duas cidades poderão trabalhar em conjunto. Rui Moreira está no Brasil e procura também aproximação ao Rio.

Foto
O porto tem vindo a apostar na monitorização de vários parâmetros da vida urbana, como o tráfego automóvel Paulo Pimenta

Os municípios do Porto e Curitiba, no Brasil, poderão vir a desenvolver parcerias em áreas como a mobilidade, a inovação e o desenvolvimento sustentável, temas em que a cidade brasileira vem sendo considerada um exemplo mundial.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira está desde esta quarta-feira no Brasil, onde reunirá com responsáveis daquela cidade, mas a visita relâmpago do autarca a este país inclui também encontros com a prefeitura e outras entidades do Rio de Janeiro que, tal como Curitiba, tem em curso projectos de mobilidade em desenvolvimento com os portugueses do Centro de Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA)

As duas cidades brasileiras fazem parte de uma rede mundial de áreas urbanas, que inclui várias megacidades. Esta é conhecida como C40, e promove troca de experiências e parcerias em vários domínios que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a diminuição da pegada ecológica da imensidão de espaços urbanos em que o planeta se transformou, e nos quais vivem 3,5 mil milhões de pessoas. Já o Porto está integrado na rede Eurocities e tem mostrado vontade de participar mais activamente nas redes portuguesa e ibérica de Smart Cities.

Esta aproximação ao outro lado do Atlântico dá-se poucos meses depois de a Comissão Europeia e o Brasil terem assinado um plano de acção comum para o desenvolvimento e promoção do investimento e da competitividade, visando o fortalecimento das comunidades de negócio local, da exploração de oportunidades industriais conjuntas e da simplificação administrativa, por exemplo. Os dois espaços económicos, através do Orçamento Federal, no Brasil, e do próximo orçamento comunitário, apostam no financiamento de projectos que promovam a melhoria das condições de vida nas cidades, e o Porto não quer ficar de fora desta nova orientação, e dos recursos que ela proporcionará.

Moreira seguiu para o Brasil acompanhado pelo vereador Filipe Araújo, que tem os pelouros do Ambiente e da Inovação, e que já em Novembro, no Congresso Mundial das Cidades Inteligentes, em Barcelona, tinha contactado com um projecto de mobilidade inclusiva, o Mareanas, que está a ser desenvolvido pelo CEIIA no complexo de favelas da Maré, no Rio. A agenda dos autarcas portuenses, que serão acompanhados por representantes do CEIIA,  inclui um encontro com Eliana Sousa, do Observatório das Favelas, o promotor brasileiro deste projecto que pode ser exemplo para áreas defavorecidas da cidade do Porto.

Em ano de Mundial de Futebol, e de grande exposição do Brasil em todo o mundo, Rui Moreira terá quinta-feira reuniões com várias entidades do Rio de Janeiro e com o prefeito Eduardo Paes. Na mira do autarca português está também a promoção da sua cidade no mercado daquele país que nos últimos anos se tornou num importante emissor de turistas para Portugal. Recentemente, aquando da atribuição ao Porto do título de Melhor Destino Europeu de 2014, Moreira tinha alertado para a necessidade de investir na captação de visitantes de países com maior poder de compra, entre os quais incluiu precisamente o Brasil.

Na quinta-feira à noite a comitiva portuguesa estará já em Curitiba, cidade recentemente considerada, pela Readers Digest, como a melhor para se viver, no Brasil. São vários os motivos apontados para esta distinção, mas um deles tem sido uma longa e permanente aposta na melhoria da rede de transporte público, que tem ali 2,3 milhões de utilizadores diários. Com a rede de metro estabilizada, e sem perspectivas de obras de expansão nos próximos anos, o Porto procura outras formas de aumentar a transferência de pessoas do transporte individual para o colectivo, essencial para a melhoria da qualidade do ar, da fluidez do trânsito e da vida urbana em geral.

A cidade do Porto tem sido palco de experimentação de soluções tecnológicas de medição de vários parâmetros da vida urbana – transportes incluídos – no âmbito do projecto Future Cities, liderado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A própria câmara tem em cursos projectos internos que promovem uma mais eficiente recolha de dados dos seus vários departamentos e a sua transformação em informação de apoio à decisão política, pelo que esta passagem por Curitiba inclui uma visita ao Instituto de Curitiba de Informática, entidade que desenvolve soluções informáticas na área da gestão pública.

Sugerir correcção
Comentar