Porto aposta a nível “turístico e económico” no alargamento das festas de São João

Foto

A câmara do Porto estima que 60 mil pessoas assistiram aos concertos integrados nas festividades de São João, informou neste domingo em comunicado, acrescentando que está a apostar no alargamento da "data festiva" a nível "turístico e económico".

"Uma das grandes novidades das festividades de São João no Porto este ano são os 'Concertos da Avenida', que nos primeiros dois dias atraíram mais de 60 mil espectadores (...). Um grande sucesso e estão a ajudar a cumprir o objectivo de alargar a data festiva do ponto de vista turístico e económico", refere o comunicado da autarquia do Porto.

Na sexta-feira à noite subiram ao palco da Avenida dos Aliadas, mesmo no centro da cidade do Porto, os Azeitonas, enquanto sábado foi a vez dos GNR.

"Se a noite de São João é, tradicionalmente, uma noite de ocupação hoteleira plena ou quase plena, a estratégica seguida pela câmara do Porto e pela Porto Lazer [empresa municipal] este ano está a permitir alargar, também desse ponto de vista, o impacto positivo da festa", continua o comunicado da autarquia.

Dados recolhidos pelo executivo do independente Rui Moreira apontam para que as festividades de São João, no Porto, venha a envolver "perto de meio milhão de consumidores", sendo que a hotelaria, garante a autarquia, está "praticamente a 100%".

Para hoje, dia de Portugal - EUA, a contar para o Campeonato do Mundo de 2014, está agendada a actuação da fadista Ana Moura, pelas 21h, também no palco da Avenida dos Aliados, e pelas 23h haverá transmissão em directo do jogo de futebol na Praça D. João I e junto ao Edifício Transparente, na Foz.

O programa "Concertos da Avenida" inclui um espectáculo dos DJs Fernando Alvim e Bob Sinclar segunda-feira, noite dedicada ao Santo Popular.

Nas zonas que mais tradicionalmente se celebra o São João, como são as Fontainhas, Sé e Ribeira, haverá fogo-de-artifício à meia-noite.

A nota da autarquia do Porto dá, ainda, conta de que Rui Moreira receberá ao jantar, no Centro Social do Barredo, a partir das 20:45, "numerosas personalidades portuguesas e mesmo estrangeiras", entre as quais os seus homólogos das câmaras de Lisboa, António Costa, de Faro, Rogério Bacalhau, e de Matosinhos, Guilherme Pinto.

Um pouco antes, às 20h30, Rui Moreira e o presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, dão início, no tabuleiro inferior da Ponte D. Luís, à "grande noite" de festejos sanjoaninos.

 

Sugerir correcção
Comentar