Portimão lança hoje um sistema inovador de recolha de lixos

Um sistema inovador de recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos, que, além de reduzir a produção de lixos a enviar para aterro, permite aos cidadãos pouparem dinheiro ao separarem os seus resíduos, é apresentado hoje em Portimão. A iniciativa, da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, é similar ao “porta-a-porta” implantado em diversos países europeus e nos Estados Unidos da América.

A empresa municipal espera que este sistema de recolha de lixos reduza substancialmente a quantidade de resíduos a enviar para o aterro sanitário, um aumento da taxa de reciclagem e uma redução dos custos para os cidadãos e para a autarquia. É que, segundo a autarquia, o sistema prevê a introdução gradual de uma taxa de lixo variável em função dos resíduos produzidos, que irá substituir a actual taxa que tem sido calculada em função do consumo da água.

A iniciativa agora lançada em Portimão de forma faseada, é acompanhada de uma forte campanha de sensibilização junto dos cidadãos, prevendo a autarquia que dentro de dois a três anos comece a ser aplicada a taxa variável aos produtores domésticos de lixos. Na altura será introduzida também uma taxa de lixos para as empresas, nomeadamente restaurantes, hotéis, bares, supermercados, entre outros, calculada em função da produção de resíduos e não no consumo da água.

O sistema, explicou à Lusa uma fonte da autarquia, consiste na instalação, em diversos locais do concelho, de grupos de contentores (eco-pontos) enterrados no chão para recolha de lixos indiferenciados. Estes locais, designados “ilhas ecológicas”, passam a ter também recipientes para resíduos destinados à reciclagem.

As primeiras “ilhas ecológicas” estão instaladas na Rua José António Marques e na Praça Manuel Teixeira Gomes. Até finais do mês de Junho, vão ser colocados mais 21 “ilhas ecológicas” na cidade de Portimão e 26 na Praia da Rocha. Para a associação ambientalista Quercus, o sistema — que permitirá aos cidadãos “pouparem dinheiro por separarem os seus lixos para reciclagem” e “a introdução de sistemas de taxa variável em função da produção de resíduos — constitui uma ferramenta importante para motivar os cidadãos para a redução de lixos e a reciclagem”.

Sugerir correcção
Comentar