Pombal reabre castelo após investimento de 480 mil euros

Cerimónia de reabertura está marcada para sábado, com animação ao estilo medieval.

O Castelo de Pombal vai reabrir no próximo sábado, após um investimento municipal de 480 mil euros na recuperação e inovação do património. As reparações incluíram a torre de menagem do emblemático castelo e da Praça de Armas, assim como a limpeza das muralhas e a iluminação de partes do monumento.

"É um património de referência para o concelho e a forma como realizámos a intervenção não foi apenas a de recuperar o património, mas também a de criar alguns conteúdos para que as pessoas que nos visitam tenham mais conhecimento", disse à Lusa Ana Gonçalves, vereadora com o pelouro do Turismo na Câmara de Pombal.

Os turistas encontram agora um posto de atendimento e um espaço multimédia, onde podem assistir a um filme sobre a lenda do Mouro Al Palumbar e um filme em 3D sobre a história de Pombal e do castelo, que é monumento nacional.

Segundo uma nota da câmara, a intervenção incluiu a recuperação da Praça de Armas, elemento que ocupa um lugar central no interior do castelo, a par da Torre de Menagem. “Estes trabalhos compreenderam ainda a iluminação dos espaços do castelo, bem como a sua sonorização e limpeza das muralhas”, lê-se na mesma nota.

O projecto de valorização do castelo estende-se à zona histórica da sede do concelho, onde se encontra a Torre do Relógio Velho, classificada também como monumento nacional, que vai ser objecto de intervenção no âmbito da mesma candidatura de requalificação.

O investimento, financiado em 85% pelo Mais Centro, o programa de intervenção do QREN no centro do país, incluiu a recuperação da Torre Menagem, que sofreu obras de adaptação a espaço museológico.

De acordo com o presidente da câmara, Diogo Mateus, estes trabalhos fazem parte da "política de regeneração urbana da cidade de Pombal, cujo objectivo é a aproximação da população ao património histórico e cultural existente".

Para assinalar a reabertura do monumento, que está encerrado desde 2012, a câmara promove no fim-de-semana um mercado medieval, que abre portas ao meio-dia de sábado. A anteceder a abertura do mercado, que vai ter gastronomia, artesanato e animação, decorre um desfile pelas ruas da cidade.

A cerimónia oficial está agendada para as 16h e inclui a apresentação do áudio-guia do castelo, a visita à exposição "Da ruína à salvaguarda do castelo de Pombal" e o visionamento dos filmes.
Workshops de alquimia, ferreiro e oleiro, encenações e um espectáculo de fogo completam o programa de sábado do mercado medieval que reabre às 10h de domingo e encerra às 22h. O castelo passará a estar aberto de terça a domingo, com entrada gratuita para todas as idades.

Sugerir correcção
Comentar