Pombal investe um milhão na requalificação urbana de duas freguesias

Obras incidirão sobre pavimentos, sistemas de águas e drenagem e arruamentos.

A Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, vai investir cerca de um milhão de euros na requalificação urbana da sede de freguesia do Louriçal e em São Simão de Litém, disse nesta sexta-feira o vereador Pedro Murtinho.

Segundo o autarca, que detém o pelouro da Gestão de Obras Públicas, os trabalhos no Louriçal vão decorrer no Largo da Feira, “onde se realiza semanalmente a maior feira do concelho”, espaço que “não oferece as melhores condições em termos de acessibilidades”.

“O piso não é bom, temos as ruas algo degradadas e, com esta requalificação, pretendemos proporcionar melhores condições não só aos feirantes como também à população”, declarou.

Pedro Murtinho realçou ainda a importância da intervenção, por contemplar a ribeira, junto à qual vai ser criado um minicircuito pedonal, além de nova iluminação e passeios.

Uma nota de imprensa da autarquia, liderada por Diogo Mateus, refere que estes trabalhos estão orçados em 385 mil euros.

Em São Simão de Litém, antiga sede de freguesia, o município prepara-se para investir 595 mil euros, cuja execução está prevista demorar um ano.

“Trata-se de uma intervenção muito semelhante à que vamos realizar no Carriço”, declarou o vereador, explicando que as obras, que incluem as redes de drenagem de águas pluviais e residuais, arranjo de passeios ou novo pavimento, visam dar “uma nova cara à zona urbana de São Simão de Litém”, da União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

A semana passada, a câmara anunciou ter aprovado por unanimidade a abertura do concurso para a requalificação urbana da freguesia do Carriço, um investimento superior a 620 mil euros.

De acordo com informação da autarquia, a empreitada vai intervir numa área de aproximadamente 11.280 metros quadrados (m2), dos quais cerca de 560 m2 constituem área permeável, incluindo as áreas plantadas que integram cerca de 250 m2, representando 5% da área total intervencionada.

Estes trabalhos têm um prazo de execução de 330 dias e serão efectuados nos arruamentos da Rua da Igreja, da Rua da Padaria e parte da Rua da Chã, bem como na Avenida da Igreja, onde se "perspectiva um novo cariz para a sede de freguesia do Carriço".

O projecto "idealiza" um cenário "mais atractivo, quer em termos de imagem quer em termos de vivência e bem-estar, para as populações locais”, adiantou na ocasião o município.

Sugerir correcção
Comentar