Plano de mobilidade exigido à Prótoiro não garante tourada em Viana

O movimento “Vianenses pela Liberdade”, em parceria com a Prótoiro, acaba de lançar o site “Touradas em Viana” onde retrata a tradição taurina da cidade

Foto
A Protóiro e uma asociação local criaram um site sobre as tradições taurinas de Viana do Castelo Nelson Garrido

A Câmara de Viana do Castelo exigiu à Prótoiro a apresentação de um plano de mobilidade que, garanta condições de segurança no terreno, em Darque, onde a Federação das Associações Taurinas pretende ver instalada uma praça amovível, mas não é garantido que a autarquia venha a autorizar a tourada anunciada para o próximo dia 18 de Agosto.

Na semana passada a autarquia indeferiu o pedido de licenciamento da instalação da estrutura invocando falta de condições de segurança e mobilidade no espaço. O município solicitou à Federação das Associações taurinas a apresentação um plano de mobilidade, “visto que o acesso à zina se faz por uma via muito estreita, o que torna a acessibilidade muito complicada”.

Segundo o que o PÚBLICO apurou junto do movimento “Vianenses pela Liberdade”, o documento deverá dar entrada ainda esta semana nos serviços camarários.

Já o presidente da Câmara garantiu, esta segunda-feira, no final da reunião quinzenal do executivo que o município será “intransigente na defesa da segurança pública”. Questionado pelos jornalistas se a apresentação do plano de mobilidade seria, por si só, suficiente para deferir o pedido de licenciamento apresentado pela Prótoiro para a instalação da praça amovível, José Maria Costa respondeu: “até estarem garantidas todas as condições não aprovaremos a instalação da estrutura”.

“Vamos fazer uma análise criteriosa deste processo e vamos verificar se as condições de segurança dos cidadãos e dos que vão participa nesse espectáculo estão reunidas, de forma a terem o melhor atendimento dos serviços prioritários, como dos bombeiros e dos serviços de emergência médica, se for necessário”.

Questionado se aprovará a montagem da praça amovível caso o plano de mobilidade vier a dar resposta a todas as preocupações de segurança e mobilidade levantadas pela autarquia o autarca respondeu: “Logo veremos”.

Já o auto-denominado movimento de cidadãos “Vianenses pela Liberdade” garantiu ao PÚBLICO que a equipa encarregue da elaboração do plano reuniu esta segunda-feira com o comando distrital da PSP e que tudo está a ser “tratado por um engenheiro”. Segundo o porta-voz, José Carlos Durães o processo está praticamente concluído e, “o mais tardar entre quarta e quinta-feira dará entrada na autarquia”.

Criado em 2009 na sequência da aprovação, pela autarquia então liderada por Defensor Moura, da declaração que transformou Viana do Castelo na primeira cidade anti-touradas do país, o movimento anunciou esta segunda-feira o arranque, em parceria com a Prótoiro, do site Touradas em Viana.

Em comunicado, o grupo de aficcionados explica que o objectivo passa por divulgar a “longa e rica história das touradas em Viana do Castelo” numa tentativa de desmontar o que classifica de “mentira” relativamente à inexistência de qualquer tradição taurina na cidade.

“Além disso, no site Touradas em Viana podem ser acompanhadas todas as notícias sobre a “Tourada da Liberdade” de 2013, descobrir imagens antigas e recentes da cultura taurina de Viana do Castelo, tal como a análise dos problemas legais da declaração de Viana como cidade antitouradas e as mentiras do actual presidente, José Maria Costa sobre a tourada do ano passado na Areosa” lê-se ainda no comunicado enviado esta segunda-feira à comunicação social.

O movimento cívico diz também pretende “contribuir para o debate sério e fundamentado sobre a secular tradição das touradas em Viana do Castelo e pôr fim às mentiras reiteradas e intencionais que os dois últimos presidentes da câmara municipal de Viana do Castelo têm lançado, sobre a história taurina de Viana do Castelo, procurando iludir os vianenses”.

Sugerir correcção
Comentar