"PIGS” é agora tema de exposição, para ver no Porto

A situação económica em Portugal, Itália, Grécia e Espanha na Europa vão ser o tema de uma exposição na Galeria Municipal do Porto. Os Paços do Concelho vão receber uma mostra solidária promovida pela associação Encontrar+se.

Foto

Um retrato “irónico” e “mordaz” de Portugal, Itália, Grécia e Espanha (PIGS), ao qual a Câmara do Porto e o Artium se associaram, estará na Galeria Municipal do Porto. Quatro países da cauda da Europa, sujeitos a medidas de austeridade, dão nome a uma exposição que quer questionar, “irónica e subversivamente”, o significado de “viver acima das suas possibilidades”.

Depois de ter sido apresentada em Vitoria-Gasteiz, no País Basco, a exposição tem inauguração marcada para o dia 3 de Junho, às 19h, no Porto. A exposição “PIGS” tem curadoria de Blanca de La Torre e é composta por obras de artistas dos quatro países.  
 
O conjunto das peças apresentadas faz parte de um programa que quer discutir “as implicações sociopolíticas da crise e as suas raízes culturais”, refere a Câmara do Porto em nota de imprensa. Um “retrato desencantado” sobre a pertença às instituições europeias e sobre a relação entre os países do Norte e do Sul da Europa.

A participação portuguesa na exposição conta com os trabalhos dos artistas Nuno Cera, Carla Filipe, Priscila Fernandes e Vasco Araújo.

A exposição integra uma iniciativa mais ampla, em que participam o Artium e a Galeria Municipal do Porto, com o apoio do Programme for the Internationalisation of Spanish Culture (PICE) da Acción Cultural Española (AC/E), na categoria de mobilidade. E foi concebida para ser “um projecto vivo”, com o contributo dos quatro países. Além de exposições, o projecto contempla uma secção dedicada a aspectos teóricos, workshops e actividades paralelas, a desenvolver nos países em questão.

A "PIGS" vai poder ser visitada até ao dia 21 de Agosto, de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo e segunda, das 14h às 18h. A entrada é livre.

Paços do Concelho recebe exposição solidária
“Quanto tempo falta?” é o nome da exposição que vai poder ser visitada nos Paços do Concelho da Câmara do Porto entre os dias 1 de Junho e 29 de Julho. A iniciativa partiu da associação Encontrar+se, à qual nomes das artes portuguesas se associaram. Álvaro Siza Vieira, António Olaio, Eduardo Souto Moura, Gerardo Burmester, Joana Vasconcelos, Inês D’Orey, Julião Sarmento, Luís Buchinho e Pedro Cabrita Reis foram alguns dos artistas portugueses que doaram obras para a realização de um leilão, no dia 16 de Junho, pelas 21h. O montante conseguido reverterá para a associação que apoia pessoas com doença mental grave.

As visitas poderão decorrer de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e a entrada é livre.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar