Petição contesta encerramento de Centro de Linguística do Porto

Unidade pode perder o financiamento de 50.000 euros anuais que recebia.

Foto
A reitoria da Universidade do Porto Paulo Ricca

Uma petição contra o encerramento do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), que o presidente da instituição pretende enviar à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), contava esta manhã com a assinatura de 3367 pessoas.

A contabilidade foi feita pela Lusa por volta das 09h30 e, tal como a página da Internet do Centro de Linguística, alerta que o centro fundado há 38 anos por Óscar Lopes corre o risco de fechar em 2015 devido a uma recente avaliação da FCT.

A unidade de investigação, que apela agora ao “bom senso” e à relativização de “critérios puramente economicistas ou avaliações descontextualizadas”, passou a ter a nota mais baixa da escala e como tal pode perder o financiamento de 50.000 euros anuais que recebia.

“Vimos apelar ao bom senso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a quem pedimos que, relativizando critérios puramente economicistas ou avaliações descontextualizadas e baseadas num profundo desconhecimento do que é o trabalho e o contributo insubstituível do CLUP, impeça uma perda irreparável e um inqualificável desrespeito histórico”, descreve a instituição, no texto que acompanha a petição.

Para os responsáveis desta entidade, o CLUP “faz parte do património científico, cultural e educacional da universidade, da cidade, da região e do país a que pertence”.

“O seu encerramento seria uma perda irreparável para a cultura de Portugal”, alertam.

Os organizadores da petição destacam “a tradição e os frutos deste centro na investigação para o aprofundamento do conhecimento científico da língua portuguesa” e a sua “extrema importância para a formação avançada em Linguística na Universidade do Porto”.

O texto sustenta também que “o CLUP é a única unidade de investigação exclusivamente dedicada à Linguística no Norte de Portugal”, tendo uma “biblioteca especializada” de “valor ímpar”.

“Porventura a biblioteca de Linguística mais importante do Norte de Portugal e uma das mais importantes do Noroeste Peninsular”, avisam, notando não se tratar do único “património linguístico e cultural” de relevo que a instituição tutela.

Os organizadores recordam também o apoio que este presta a “a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como a investigadores nacionais e estrangeiros, que frequentemente o procuram e usam os seus recursos”.

“Sabemos da reputação nacional e internacional que o Centro merece, atraindo muitos estudantes e investigadores de todo o mundo”, observam.

Na página 'online', a comissão directiva da instituição começa por descrever que, “em resultado do processo em curso de avaliação de unidades de investigação financiadas pela FCT, o CLUP corre o sério risco de encerrar a sua actividade a partir de Janeiro de 2015, dado que o seu trabalho foi considerado pouco relevante e pouco meritório pelo painel de avaliadores que emitiu um primeiro parecer sobre o Centro”.

“O encerramento do CLUP seria uma perda grave para todos os estudantes, professores e investigadores que desenvolvem ou encontram apoio para a sua actividade nos recursos do Centro”, acrescentam, notando que a Comissão Científica está “a trabalhar arduamente” num texto que pretende refutar junto da FCT a avaliação, considerada “drástica e injusta”.

Sugerir correcção
Comentar