Parque de estacionamento no Campo das Cebolas viabilizado pela Assembleia Municipal

Os deputados independentes eleitos pelo PS ameaçaram votar contra, caso a Câmara de Lisboa não acolhesse um conjunto de recomendações da assembleia.

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Até ao final de 2014, eixo entre Campo das Cebolas e Cais do Sodré estará reabilitado Foto: Helder Olino

À segunda foi de vez. A Assembleia Municipal de Lisboa, que no anterior mandato tinha chumbado a construção de um parque de estacionamento no Campo das Cebolas, aprovou esta terça-feira uma proposta no mesmo sentido, mas com uma diferença substancial: em vez de ter um piso no subsolo e três à superfície, como chegou a estar previsto, o parque terá apenas um piso subterrâneo.

Apesar de ter sido aprovada, a proposta, que prevê a construção e a exploração desse parque pela Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Emel), foi alvo de várias críticas. Incluindo dos cinco deputados independentes eleitos na lista do PS, que chegaram a ameaçar votar contra caso a Câmara de Lisboa não se comprometesse a acatar um conjunto de recomendações feitas pela Comissão de Mobilidade e Segurança da assembleia municipal.

Entre essas recomendações estava a de que fossem reservados um mínimo de 110 lugares para assinaturas diárias de residentes e de 50 para assinaturas nocturnas, entre os 230 lugares que o parque terá. A comissão, que é presidida pelo ex-vereador da Mobilidade Fernando Nunes da Silva e cujo parecer foi aprovado por unanimidade, também defendia que ficasse claro que a Emel não teria direito a qualquer compensação financeira pela construção do parque.

Só depois de o vereador Manuel Salgado ter garantido que essas recomendações seriam ratificadas pela Câmara de Lisboa é que a proposta foi aprovada, com os votos contra do BE, PEV e MPT, a abstenção do PSD, PCP, CDS e dos independentes e com os votos favoráveis do PS, PNPN (Parque das Nações Por Nós) e PAN (Partido pelos Animais e pela Natureza). Também acolhida pelo município foi a sugestão, feita por este último partido, de que 10% dos lugares do parque fossem reservados a veículos eléctricos e movidos a hidrogénio.

Esta terça-feira, a Assembleia Municipal de Lisboa, aprovou ainda, por unanimidade, uma proposta relativa à realização de um novo debate temático, depois de terminado o debate sobre a Colina de Santana. Desta vez o tema será “Os transportes públicos em Lisboa, o que temos e o que queremos”, e as sessões realizar-se-ão nos dias 13, 20 e 27 de Maio e 3 de Junho, sempre às 18h.  

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