Palácio em Anadia vai ser classificado como monumento

O palacete foi construído em estilo neogótico, com numerosas portas e janelas em arco quebrado.

O Palácio dos Condes de Foz do Arouce, em Famalicão, Anadia, onde nasceu e viveu a compositora e escritora "M. Grisalde", cultora do fado e da canção coimbrã, está em processo de classificação como monumento de interesse municipal.

"Trata-se realmente de um imóvel de interesse histórico e arquitectónico para o concelho. É inquestionável o interesse patrimonial, ligado ao período neogótico, com uma arquitectura que não é comum na região, e por ali ter vivido essa figura de destaque da música e da literatura", explicou à Lusa o vereador da Câmara de Anadia Jorge Sampaio.

O palácio situa-se em Famalicão, Anadia, e a construção teve início em 1860, para habitação da mãe de "Grisalde" e marido, condes de Foz do Arouce. O edifício principal, "um dos raros exemplares da arquitectura revivalista do século XIX no concelho e mesmo na região", foi erguido a partir de umas "casas velhas" do Conde da Graciosa, avô da escritora e compositora, juntamente com os terrenos agrícolas.

O palacete foi construído ao estilo neogótico, com numerosas portas e janelas em arco quebrado. A capela, cuja torre sineira se destaca no edifício, foi redecorada em 1914, com azulejos setecentistas provenientes do palácio do Pátio do Giraldes, que foi expropriado e pertencia à família.

Ficaram famosos os serões musicais e artísticos da "quinta de Famalicão", promovidos por uma das figuras nobiliárquicas que ali habitaram e que se destacou nas letras e na música: "M. Grisalde", pseudónimo por que ficou conhecida Maria de Melo Furtado Caldeira Giraldes de Bourbon, 2.ª condessa de Proença, de que se assinalam este ano 150 anos sobre o seu nascimento.

Autora de livros para crianças, Grisalde foi também compositora de relevo no meio artístico português do séc. XIX, tendo composto música sobre poemas de autores como Almeida Garrett, Correia de Oliveira e António de Cértima.

Ficou também conhecida como a "condessa do fado de Coimbra", para o qual musicou alguns poemas, estando ligada a nomes como Alexandre Rezende e António Menano.

 

Sugerir correcção
Comentar