Palácio da Vista Alegre, Ílhavo, reabre como hotel este ano

Unidade de cinco estrelas vai articular-se comos restantes equipamentos do complexo fabril desta empresa centenária.

Foto
os clientes do novo hotel vão poder contactar com o trabalho na fábrica de porcelana da empresa Carla Carvalho Tomás

O antigo palácio da Fábrica da Vista Alegre, em Ílhavo, vai reabrir no segundo semestre, reconvertido num hotel de cinco estrelas, anunciou o grupo Visabeira na Bolsa de Turismo de Lisboa.

O "Hotel da Vista Alegre Art Factory" resulta da reabilitação do antigo palácio da família Pinto Basto no terreiro da fábrica de porcelanas da Vista Alegre, em Ílhavo, a que é acrescentado um novo edifício de linhas modernas, marginal à Ria. Terá 83 quartos, 73 dos quais na nova ala e seis suites, sala multiusos e salas de reuniões, ginásio, piscina e outras instalações de bem-estar, jardins e acesso exclusivo à Ria.

Apresentado como principal cartaz da empresa Montebelo Hotels & Resorts (Grupo Visabeira) na BTL, o "Vista Alegre Art Factory" é anunciado como uma proposta de uma experiência turística diferente, em que os clientes são convidados a explorar a história da marca centenária e a participar na aprendizagem das artes de modelagem e pintura em porcelana.

A nova ala do Palácio da Vista Alegre estende-se pelo terreno adjacente até perto da linha de água, onde é intenção da empresa vir a instalar também um cais de atracagem para passeios pela Ria de Aveiro.

A reabilitação e ampliação do Palácio integra um projeto mais vasto de recuperação do núcleo urbano da Vista Alegre, que inclui a Capela de Nossa Senhora da Penha de França, classificada como monumento nacional, o bairro operário, o edifício do Teatro e o próprio Museu da Vista Alegre.

A Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi fundada em 1824, numa quinta onde foi erguido um complexo fabril inovador para a época, com a construção de casas para alojar os operários, uma creche, casa de espectáculos e outras instalações de apoio, além da fábrica propriamente dita.

Pela Vista Alegre passaram reputados artistas na pintura à mão sobre porcelana, tendo a marca atingido rapidamente projecção internacional.

Sugerir correcção
Comentar