Pais da EB1 de Chão do Rio garantem que escola pode receber alunos de Soutelo

Além de 87 alunos distribuídos pelos quatro graus de escolaridade do Ensino Básico, a escola de Chão do Rio integra um jardim-de-infância com 40 crianças.

Foto

Os pais da Escola de Chão do Rio, em Fiães, Feira, concentraram-se, esta quarta-feira, para garantir que esse edifício, embora considerado "devoluto", tem condições para acolher os alunos da EB1 de Soutelo, que a Câmara Municipal pretende encerrar.

Em causa está a polémica iniciada por uma comissão de pais da EB1 de Soutelo, cujo fecho foi anunciado pela autarquia devido ao facto de que, no próximo ano lectivo, o edifício ficará apenas com cinco alunos.

Esses pais reconhecem que o número é diminuto, mas reclamam que os 87 alunos da escola de Chão do Rio -- que dizem estar "devoluta" e sem condições de segurança - é que deviam ser transferidos para a escola de Soutelo, que foi sujeita a obras de beneficiação há dois anos.

Para Nelson Ferreira, representante dos pais da escola de Soutelo, "isso é um absurdo sem sentido nenhum". "Estamos revoltados com esta situação porque andam a falar mal da nossa escola e ela não tem nada que se possa chamar de 'devoluto'", garante o porta-voz dos encarregados de educação de Chão do Rio. "A escola tem quatro salas com turmas cheias, duas salas de apoio bem equipadas e uma cantina que serve neste momento 50 crianças ao mesmo tempo - e só não serve mais por opção dos pais, que querem vir buscar os filhos ao almoço", realça.

Nelson Ferreira afirma que o encerramento da escola de Soutelo já vem sendo falado há dois anos e, embora contradizendo a "unanimidade" referida pela Câmara Municipal da Feira em declarações à Lusa, recorda que a medida foi tomada numa reunião com elementos das duas escolas, em que ganhou "por grande maioria a decisão de fechar a que tem menos alunos". "Claro que tem mais lógica manter-se a escola de Chão do Rio, que está em óptimas condições, pode perfeitamente receber mais cinco alunos e ainda tem a vantagem de estar perto das piscinas municipais, do pavilhão de voleibol e de um parque infantil", refere o porta-voz dos pais. "As únicas obras que vamos precisar de fazer aqui são uma intervenção nas casas-de-banho", assegura.

No próximo fim-de-semana o edifício acolhe também obras de pintura e jardinagem, mas Nelson Ferreira esclarece que essa é uma actividade lúdica no âmbito do programa "Escola a Mexer", que "já estava previsto há um mês" e visa envolver pais e filhos em arranjos de jardim e desenhos nas paredes.

Além de 87 alunos distribuídos pelos quatro graus de escolaridade do Ensino Básico, a escola de Chão do Rio integra um jardim-de-infância com 40 crianças.

A Escola de Soutelo, por sua vez, tem actualmente 18 alunos. Desses, 13 frequentam o 4.º ano de escolaridade e terão obrigatoriamente que mudar-se para um novo estabelecimento de ensino no próximo ano lectivo, pelo que, a manter-se a escola em funcionamento, essa ficará apenas com os cinco alunos que dentro de um mês transitarão do 3.º para o 4.º ano. 

Sugerir correcção
Comentar