Outono chega na próxima madrugada, em dia que mais parece de Inverno

Estação dura 89 dias.

Foto
Chuva foi uma constante durante o mês de Março Paulo Pimenta/Arquivo

O Outono, estação do ano associada à queda das folhas e castanhas assadas começa na próxima madrugada, quando o país vive autênticos dias de Inverno e depois de um verão que nem o pareceu.

De acordo com o calendário, o equinócio do Outono começa às 3h29 de terça-feira e dura 89 dias, terminando com o solstício de inverno, às 23h30 do dia 21 de Dezembro. Chega quando o país está a braços com inundações, cheias, quedas de árvores e muros e muita chuva, pouco habitual para o ainda verão.

Depois de um dos verões menos quentes dos últimos 25 anos a chuva nem esperou que a estação do calor acabasse para “inundar” o país, tendo a Autoridade Nacional de Protecção Civil registado 221 ocorrências relacionadas com mau tempo até às 16h45 de hoje. Só em Lisboa 121 ocorrências entre as 14h e as 16h.

Marcando o instante em que o Sol, no seu movimento aparente, passa pelo equador, o início do Outono é também o momento em que os dias são exactamente iguais às noites (equinócio, do latim, aequinoctium, quer dizer noite igual). A partir de agora, no hemisfério norte, as noites vão sendo sempre maiores e só voltam a igualar os dias na primavera.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para o primeiro dia de Outono períodos de céu muito nublado, aguaceiros por vezes fortes e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, com o vento em geral fraco de sul, passando para oeste a partir da tarde.

É num dia assim que chega a estação outono. Mas para o imaginário da maior parte dos portugueses não devia de ser assim, porque “assim” é o inverno.

Há meio século os livros das escolas do primeiro ciclo caracterizavam desta maneira a estação Outono: “Na cidade, depois das férias as pessoas regressam ao trabalho. No campo, colhem-se os últimos frutos, trabalha-se na faina da vindima. Na cidade e no campo, abrem as aulas, um novo ano escolar começa. Sentem-se os primeiros frios. Sopram os primeiros ventos. Caem as primeiras chuvas. Uma nova época do ano começa: é a estação do Outono”.

 

Sugerir correcção
Comentar